O meu TOP 10 – melhores covers

Baseado no post anterior aqui do blog em que divulguei o TOP 50 das melhores covers de todos os tempos, que foi publicado no site da Gibson recentemente, resolvi fazer a minha própria listinha só que diminuindo para um TOP 10, dentre aquelas mesmas músicas anteriormente selecionadas.

>> Fica a dica para você fazer a sua lista também aqui nos comentários. Vamos ver quais são as suas covers prediletas daquelas 50 músicas.

O meu TOP 10 – Melhores COVERS de todos os tempos:

01. “All Along the Watchtower” – THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE (BOB DYLAN)
Diz a lenda de que todas as covers de músicas do Bob Dylan, ficam sempre melhores do que as versão originais do próprio Bob. Claro, isso é sacanagem de se dizer, mas vamos concordar de que essa versão do Jimi Hendrix é mesmo sensacional, óbvio que ele a transportou para um outro nível, deu uma outra intenção com seus guitarraços. Hendrix era  muito fan do Dylan, tanto que esse cover foi além de tudo, uma espécia de homenagem ao seu grande herói na música.

02. “Little Wing” –  STEVIE RAY VAUGHAN AND DOUBLE TROUBLE (THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE).
Na minha opinião esse é o único guitarrista até hoje que chegou perto de tocar como Hendrix, principlamente com aquela vibe e sintonia – música, guitarra e guitarrista. Sei, parece um papinho bicho-grilo esse meu, mas é isso mesmo, SRV foi quem chegou mais perto. E olha que já escutei muitos guitarristas feras tocando músicas do Hendrix… mas não… Nah!

03.“(I Can’t Get No) Satisfaction”- DEVO (THE ROLLING STONES)
Essa é ficou muito boa, totalmente inusitada, arranjo bem diferente da original e assim mesmo incrível. Esses dias escutei novamente na rádio Ipanema FM e vibrei, foi muito bom, me fez transportar de volta para a minha adolescência.

04. “Hard to Handle” – BLACK CROWES (OTIS REDDING)
A banda certa para tocar esse cover, uma soul music com cara de rock’n roll, esse namoro sempre deu certo ainda mais se for tocado com a ginga certa e não por manetas, até porque o Black Crowes ruleia em termos de timbre, pegada e vibe rockn roll como ninguém!
Essa música tá no primeiro álbum dos caras com direito a vídeo oficial e tudo. Muito bom.

05. “You Really Got Me,” VAN HALEN (THE KINKS)
Outra música que não parecem nem se tratar de um cover de tão caracterísica que ficou. O Van Halen foi uma das bandas mais fodas dos 80’s e até depois disso, as guitarras do Eddie e suas técnicas foram copiadas até a exaustão e fadiga pelo rock farofa daquela fase do hard rock, uma pena, nesse redemuinho todo a própria banda – pai da coisa toda – acabou sendo tragada junto. Espero que voltem um dia com todo aquele gás novamente (claro, sem o Gary Cheronne nos vocais!).

06. “Rusty Cage,” JOHNNY CASH (SOUNDGARDEN)
Uma lenda da música americana como Cash tocando um cover de fudidaço de uma banda alternativa como o Soundgarden (que eu gosto prá caramba), só pode resultar um petardo desses. Um encontro inusitado mas de grande efeito.

07. “Take Me to the River” – TALKING HEADS (AL GREEN)
Essa versão eu curto tanto que tenho até vontade também de tocar um dia desses.

08. “Higher Ground,” RED HOT CHILI PEPPERS (STEVIE WONDER)
Já fui muito mais fan do Red Hot Chilli Peppers, há tempos acho que eles estão apenas embromando nos seus últimos álbuns. Até a primeira debandada do John Frusciante a coisa foi bem, depois dali virou apenas um lance de viver de louros e glórias do passado apesar de material novo, insonso e sem graça – ou você não lembra mais de como soava o “punch” da banda nos primeiros álbuns???? Mas enfim, esse cover é supersupimpa.

09. “With a Little Help from My Friends” – JOE COCKER (THE BEATLES)
Essa de tão clássica parece que nem é um cover, acredito até que seja a música mais conhecida e importante da carreira do Joe Cocker até hoje. Para dizer a verdade eu não consigo me lembrar de alguma outra música sequer dele. Mas é uma ótima versão, ah se é!

10. “I Heard it Through the Grapevine” – CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL (MARVIN GAYE)
Essa é muito phoda. Um clássico! O Creedence acertou a mão em cheio. Outro caso de soul music que casou perfeito na vibe rock’n roll. Música certa com a banda certa.


3 comentários sobre “O meu TOP 10 – melhores covers

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.