Coleção Vaga-lume (livros)

Se você for de uma geração mais velha, assim como eu sou, então certamente deve conhecer muito bem ou então já um certo contato com algum dos livros daquela famosa Coleção Vaga-lume, da Editora Ática.

Estes dias mesmo eu estava conversando com alguns amigos sobre este assunto, da importância que estes livros (ao menos os que eu li – e foram vários, te asseguro) para mim e meu gosto pela leitura, que mantenho até hoje.

Esta coleção estava em tudo que é estante de livro de biblioteca de colégio, livrarias e até em bancas de revistas, era um fenômeno na época – aqui me refiro aos anos 70/80 – talvez mais pela qualidade do livro, que me parece ser de uma edição bem mais simples do que de outros modelos, talvez isso tenha ajudado no baratear de seu custo. Eram vários títulos, alguns clássicos e outros nem tanto, mas me lembro de ter lido primero o “Escaravelho do Diabo” e ter ficado muito impressionado naquela época de guri, assim como aos meus amigos da turma que também leram. Por anos foi o meu livro preferido. Li vários outros títulos da coleção, alguns por gosto e escolha própria e outros simplesmente por uma questão de seleção de professores, para ficha de leitura na escola. Mas o livro o “Rapto do Garoto de Ouro” foi o que me fez querer um dia ser guitarrista, sem dúvida, ou seja, um livro naquela época me influenciou, aos 10 anos de idade, bem mais do que qualquer álbum do Kiss.

*Um bom sinal. Agora este mesmo amigo com quem eu conversava sobre estes livros clássicos de minha infância e adolescência (salve Goró!), me mandou um link super interessante para um post da escritora Jana Lauxen, que comenta algumas curiosidades sobre a coleção Vaga-lume. Confira no link abaixo:

http://homoliteratus.com/17-curiosidades-sobre-a-colecao-vaga-lume/

>> Na matéria da Jana Lauxen comenta:
O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida, em breve sairá das estantes diretamente para as telas de cinema. A obra está em fase de pré-produção, e terá direção de Carlos Milani.

Confira aqui então o site do filme: http://www.oescaravelhododiabo.com.br/

filme_escaravelho_do_diabo

Deixe um comentário

