Coisas que todo motorista deveria saber sobre os ciclistas

Nós nos sentimos invisíveis
Na rua ou na estrada, é bem comum os carros ultrapassarem a bike e logo em seguida cortar a frente para fazer uma conversão e quase sempre passam tão perto que dá até medo de bater. Os ciclistas sempre tentam fazer contato visual com vocês motoristas, principalmente em cruzamentos, para saber se estão sendo vistos ou não.

Nós não somos briguentos a toa
Caso um ciclista fique irritado no trânsito ou chame sua atenção num semáforo, não é a toa. Provavelmente alguma coisa que você tenha feito com o carro ameaçou a segurança dele.

Nós estamos em desvantagem
Dentro de um carro, você motorista está muito mais seguro do que um ciclista na rua. Caso seu carro bata numa bike, o ciclista não tem a mesma segurança que você.

A maioria de nós segue as leis de trânsito
Seguir as leis de trânsito são essenciais para garantir a segurança do ciclista. Claro que existem exceções, mas pesquisas recentes da Universidade do Colorado mostraram que 92% dos ciclistas respeitam as leis de trânsito.

Nós não estamos pedalando irregularmente
Estatutos afirmam que os ciclistas devem andar do lado direito sempre que possível.  Às vezes as ruas não estão tão boas e possuem buracos, obstáculos, etc, sendo assim é comum ciclistas irem um pouco mais pro centro para evitar cair. Nunca invadem as vias de tráfego sem motivo.
coisas-que-todo-motorista-deveria-saber-sobre-os-ciclistas2

Nós não podemos depender só das ciclovias
Atualmente as cidades possuem ciclovias porém só em alguns trechos. Se formos limitar o trajeto somente em ciclovias, os ciclistas perderão tempo e muitas vezes nem conseguirão chegar em seu destino. Tem hora que não tem jeito mesmo e é necessário sair delas para conseguir chegar.

Nós preferimos pedalar acompanhados
Ciclismo é um esporte muito social e muita gente prefere pedalar lado a lado para ir conversando e se distraindo no trajeto. Mas fique tranquilo motorista: em trânsito intenso os ciclistas tem consciência que isso não é possível e evitam.
coisas-que-todo-motorista-deveria-saber-sobre-os-ciclistas5

Nós não curtimos buzina
A melhor maneira de alertar um ciclista com buzina é fazer isso com certa distância. Buzinar muito perto faz o ciclista assustar, podendo perder o equilíbrio da magrela.

Nós amamos pedalar
Além de ser um meio de transporte incrível, pedalar dá uma sensação extremamente prazerosa ao ciclista. A estrada que pedalam leva a outro patamar físico e mental, é uma verdadeira paixão. Então motorista dê um espaço ao ciclista!
coisas-que-todo-motorista-deveria-saber-sobre-os-ciclistas4

Nós não somos apenas ciclistas
Motorista, da próxima vez que se irritar no trânsito com um ciclista, lembre-se que ele é um pai ou uma mãe, é marido ou esposa, é filho ou filha. Aquele ciclista pode ser seu colega de trabalho, seu vizinho… Pode ser você!

 

………………………..
*Fonte: revistaridebike

coisas-que-todo-motorista-deveria-saber-sobre-os-ciclistas2


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: