3 tipos de personalidade que o tornam único

A personalidade revela como você realmente é. Abrange tanto as suas características físicas quanto as mentais que o tornam diferente dos outros, único. Mas, por vezes, nos identificamos com um grupo ou com outras pessoas que têm características iguais ou semelhantes às nossas. Estamos falando dos tipos de personalidade.

Existem várias teorias a esse respeito, mas vamos nos restringir em mostrar apenas as diferenças entre as personalidades A, B e um terceiro tipo chamado C. Esta classificação de personalidades foi muito criticada na época e até hoje a discussão sobre o assunto não foi encerrada.

“A personalidade é o melhor acessório que você pode usar.”
-Roberto Cavalli-

Os tipos de personalidade A e B são conceitos criados por Fridman e Rosenman em 1959. Estes dois tipos eram completamente opostos. Desta forma, os indivíduos poderiam se identificar com um ou outro facilmente, sem o habitual problema de sentir que sua personalidade tem um pouco de A e um pouco de B.

Mas em 1980 Morris e Creer apresentaram um tipo diferente de personalidade, chamado de “personalidade C”. Este tipo permitiu que as pessoas que não se sentiam identificadas com os tipos anteriores conseguissem se enquadrar em algum grupo. Ou talvez não? Hoje vamos descobrir o que nos revela cada um destes tipos de personalidade.

 

1. Personalidade tipo A

Sabe aquela pessoa que está sempre com pressa? Existe alguém na sua família que é viciado em trabalho? Os indivíduos que se enquadram neste tipo são hiperativos, enérgicos e muito produtivos. Isto faz com que se dediquem exclusivamente ao seu trabalho e esqueçam um pouco a família e os amigos.

Com tudo isso, a personalidade A se caracteriza pela competitividade, acreditam que precisam ser melhores do que outros, o que pode levá-los a pisar nas pessoas ao seu redor, a fim de alcançar o que desejam. Isto pode gerar muita agressividade que se manifesta quando desqualificam o trabalho do outro ou negam ajuda a quem precisa.

Para as pessoas com personalidade A o trabalho é algo fundamental e indispensável em suas vidas, é o centro de tudo.

As pessoas que pertencem a este grupo são muito frias, pelo menos é a impressão que causam. Elas reprimem as suas emoções, são insensíveis e sempre se mostram duras e firmes. Às vezes, tudo isso é uma fachada para não demonstrar toda a sua insegurança. Sem dúvida, elas são muito suscetíveis a doenças como o estresse ou a ansiedade.

2. Personalidade tipo B

Ela é o oposto da personalidade A. As pessoas que se enquadram nesse grupo são muito tranquilas e não se estressam facilmente. Por tudo isso, muitas vezes se atrasam para os compromissos, mas não ficam nervosas com isso. Elas têm todo o tempo do mundo.

As pessoas com personalidade B gostam de dormir, por isso levantar-se cedo ou dormir menos de 8 horas não se encaixa nos seus planos. Isto faz com que levem uma vida muito tranquila, sem pressões. Na verdade, elas não se importam em competir para serem melhores do que outros. Elas reconhecem os seus limites e se sentem confortáveis com a sua forma de ser; não precisam ser melhores do que ninguém.

As pessoas com este tipo de personalidade aceitam a vida como ela é, permitindo que tudo siga o seu curso naturalmente.

 

Uma das características marcantes deste tipo de personalidade é que as pessoas tendem a ser muito compreensivas e acolhedoras. Elas não têm nenhum problema para socializar, porque atraem as pessoas com seu sorriso encantador. Além disso, elas são muito atraentes porque são seguras de si e possuem uma grande autoestima.

3. Personalidade tipo C

O último tipo é o mais controverso, porque são pessoas mais passivas e submissas. As pessoas que se identificam com esse grupo se sentem impotentes diante de determinadas situações estressantes ou eventos inesperados. Por mais que tentem, não conseguem evitar esse sentimento de desamparo.

Isto as transforma em vítimas de maus-tratos e de pessoas manipuladoras, porque se mostram submissas e conformadas com o que lhes acontece. Elas não são capazes de tomar decisões, são medrosas e a sua insegurança é muito mais grave do que a insegurança da personalidade A.

As pessoas com personalidade C sofrem de bloqueios emocionais que podem trazer consequências negativas para a sua saúde.

Uma consequência negativa de pertencer a este grupo é que as pessoas suprimem suas emoções, ou seja, as guardam para elas mesmas. Mesmo quando sentem raiva, decepção, tristeza, não conseguem expressá-las para desabafar. Isto pode provocar problemas sérios de depressão.

 

Você se identificou com qualquer um destes tipos? Estes conceitos criados para os tipos de personalidades já são antigos e muitas coisas mudaram nos últimos anos. Por isso, esta tem sido uma tipologia muito criticada que, para muitos, precisa de mais rigor. O que você acha? Em qual destes tipos de personalidade você se encaixa?

……………………….
*Fonte: amenteemaravilhosa/ por Raquel Etérea

personalidade12345


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: