Ponto Nemo: onde fica o lugar mais inacessível da Terra?

Existe um ponto na Terra que está tão longe dos próprios terráqueos que, às vezes, são os astronautas os que estão mais próximos dele: estamos falando do Ponto Nemo.

A 1.600 km das ilhas Ducie (Pitcairn), Motu Nui (Ilha de Páscoa) e Mahé (Antártida), ele foi chamado assim em homenagem ao famoso personagem da obra de Júlio Verne e se trata de um ponto inacessível, localizado exatamente no meio do oceano.

Esse ponto está tão distante do continente que, algumas vezes, são os astronautas os que estão mais próximos dele, já que a Estação Espacial Internacional orbita a 416 km da Terra, enquanto o Ponto Nemo está a 2.700 km da região habitada mais próxima.

O local é tão distante da humanidade e é uma zona tão erma que as agências espaciais da Rússia, Europa e Japão o utilizaram para jogar fora objetos espaciais desmantelados. “Como no caso dos destroços de naufrágios, criam-se habitats colonizados por toda e qualquer coisa que viva nessas profundidades”, explica a arqueóloga Alice Gorman, da Universidade Flindres, na Austrália.

Nessa região, a vida marinha é escassa, já que não chegam correntes de água ricas em nutrientes nem o vento transporta matéria orgânica do continente, devido à grande distância que os separa.

……………………….
*Fonte: seuhistory

ponto-nemo_01

 

 

 

 

 

 

 

punto-nemo-google


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: