Como planejar uma viagem de moto em 5 passos

Todo mundo sabe que um viagem de moto exige bastante planejamento e preparação para que tudo dê certo, não é mesmo? De ônibus, avião ou carro, os cuidados devem levar em conta vários fatores, mas especialmente os motociclistas devem estar atentos aos detalhes.

E se você decidir radicalizar e colocar a sua moto para rodar na estrada? Você sabe exatamente como se preparar e planejar uma viagem de moto? Tomar as rodovias com sua fiel escudeira requer cuidados especiais para nenhum dos dois passar perrengues.

Para te ajudar nessa aventura, fizemos uma lista com 5 passos indispensáveis para quem sonha em viajar sobre duas rodas. Confira e prepare os motores!

 

Passo 1: escolha a melhor rota

Após definir o destino, será necessário traçar a rota que você e sua moto irão percorrer para chegarem até lá. A escolha deve levar em consideração vários fatores, como: tempo de viagem, condições das estradas, se há paradas para abastecer a moto, se existem locais para se alimentar, descansar ou até mesmo dormir.

Além disso, é recomendável também fazer um caminho alternativo, assim você consegue descobrir qual a rota mais vantajosa para chegar à parada final. Por último, não confie apenas no GPS. Leve um ou mais mapas com você e pesquise pontos de referência para garantir que está seguindo a estrada correta.

 

Passo 2: prepare todos os documentos necessários

Tão importante quanto colocar as rodas para acelerar no caminho certo, é levar e estar em dia com todos os documentos (seus e da moto) no dia da viagem. Não se esqueça da carteira de identidade, habilitação, cartão de crédito e até carteirinha de saúde para o caso de imprevistos.

Por falar em contratempos, também é válido anotar o seu endereço, o contato de alguém e guardar no bolso. Se prevenir nunca é demais, principalmente quando a viagem vai ter emoção e adrenalina desde a partida.

 

Passo 3: certifique-se de que a sua moto está em perfeito estado

Com certeza uma viagem de moto será uma experiência incrível e que fará você ter muitas histórias para contar aos amigos. Então, não vacile e leve-a para uma revisão completa, sempre considerando o relevo do seu destino (montanha, planalto, terra, asfalto, etc.).

Tenha certeza de que os pneus, assentos, transmissão, freios e sistema elétrico estejam funcionando perfeitamente antes de dar a partida. Além disso, durante o trajeto e quando chegar ao destino avalie com frequência o estado e as condições da moto. Caso seja necessário, faça os devidos reparos. Afinal, ela precisa estar inteira para te levar de volta pra casa.

Passo 4: faça uma bagagem compacta para viajar de moto

Um dos grandes problemas para quem utiliza moto é o transporte de malas e bagagens, devido ao pouco espaço disponível. Mas isso não significa que a viagem deve ser cancelada. É só saber dosar o que levar, levando em conta a quantidade de dias que ficará fora, o clima da cidade de destino e o que realmente será útil para você.

Uma dica é colocar as roupas mais pesadas dentro do baú da moto. Além disso, você pode pesquisar e comprar mochilas adequadas, além de utilizar redes e ganchos para que fique tudo bem preso e seguro. Bom senso e planejamento serão essenciais para ter uma bagagem compacta e fácil de transportar.

 

Passo 5: escolha trajes adequados no dia da viagem

Finalmente chegou o grande dia e você já está mais do que pronto para subir na moto e ganhar o mundo, exato? Errado! Ainda falta o último passo para que a sua viagem seja um verdadeiro sucesso: a roupa que irá usar no dia.

Quem anda de moto sabe que é necessário se proteger do vento forte, do frio e de eventuais chuvas. Por isso, use botas, luvas e não dispense a clássica jaqueta de couro. Para não errar, confira as condições climáticas do dia. E claro, não deixe de usar o capacete.

Com essas dicas, planejar uma viagem de moto ficou até mais simples que pilotar, não acha? Então, aproveite e conte pra gente nos comentários abaixo para onde você gostaria de viajar com a sua moto. Com certeza você tem um destino incrível em mente para compartilhar!

……………………………….
*Fonte: acelera2mt

viagemdemoto987


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: