4 cuidados ao levar o garupa da motocicleta

Andar de moto é, sem dúvida, uma atividade extremamente prazerosa, mas também tem seus riscos. Quem conduz esse veículo deve sempre estar atento a tudo que acontece ao seu redor. Inclusive o garupa da motocicleta, que pode não estar pilotando, mas também deve ficar atento.

A pilotagem requer muita atenção, conhecer a máquina que conduz e também habilidade, principalmente quando se está com alguém na garupa da motocicleta. É preciso entender que levar alguém na garupa é um pouco mais complicado do que realmente parece.

Em um primeiro momento, mesmo quem tem experiência em pilotar sozinho pode ter dificuldades quando alguém está na garupa, sobretudo quando o passageiro também não está acostumado. Nessa situação, é comum a motocicleta ficar instável, o que aumenta o risco de quedas.

Pensando nisso, listamos alguns cuidados que você deve adotar para que o seu passeio seja mais seguro e prazeroso. Continue lendo e confira o que separamos para você!

 

Atente-se para estar em sintonia com o garupa

Em uma pilotagem segura, é essencial que o piloto e o garupa estejam em sintonia para evitar que a moto fique desestabilizada. Para isso, é preciso que o passageiro tente acompanhar o movimento da moto e também o movimento do piloto. Isso faz com que o peso dos ocupantes e o da moto estejam sempre no mesmo sentido.

 

Utilize roupas e equipamentos de segurança adequados

Embora pareça um cuidado óbvio, há muitas pessoas que não tomam esse tipo de precaução. A utilização de roupas e equipamentos de proteção adequados é crucial para uma viagem segura. Então, quando for sair por aí, não se esqueça de colocar uma luva, uma jaqueta, bota ou outro calçado confortável e resistente, uma calça com tecido mais grosso e, claro, não se esqueça do capacete.

É importante lembrar que tanto o piloto quanto o garupa devem estar trajados e equipados adequadamente. Por isso, mulheres, nada de querer passear de moto com salto.

Esteja atento a tudo que acontece, mesmo estando na garupa da moto

É muito comum o garupa achar que só quem está pilotando deve prestar atenção no caminho. O garupa também deve estar atento, tanto para poder auxiliar o piloto, como também para reagir e não ser pego de surpresa em uma situação repentina. Não significa que não pode apreciar a paisagem ou tirar fotos enquanto passeiam. Você pode fazer tudo isso, mas sem perder o foco.

 

Pilote de forma prudente

De nada adianta tomar todas as precauções se, na hora da viagem, a pilotagem for totalmente imprudente. Por isso, não abuse da velocidade e nem faça manobras arriscadas. Evite acelerar e frear bruscamente sem necessidade ou fazer curvas acentuados em alta velocidade. Não se esqueça de que com alguém na garupa da motocicleta o seu comportamento é bem diferente de quando se está sozinho.

Também é importante mencionar que cada estilo de motocicleta tem seu estilo de condução correta, então procure conhecer bem o seu veículo. Caso seja sua primeira viagem com uma moto, dispense o garupa até se habituar.

Tomando esses cuidados básicos, seus passeios e viagens serão mais tranquilos e seguros. Pode apostar!

………………………………
*Fonte: acelera2mt

passageira_moto1234


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: