Valeu Chape – #forcachape

Logo pela manhã a primeira mensagem no celular que recebo (notícia ruim sempre anda muito rápido) é de que o avião do time de futebol da Chapecoense havia caído. Uma frase simples, direta assim mesmo e sem maiores detalhes. Claro, como de costume achei que se tratava apenas de uma dessas brincadeiras de mal gosto sobre o futebol e que em seguida viria uma outra mensagem com alguma resposta, imagem, memes ou algo do tipo, tripudiando o Inter ou a decisão com o Grêmio, coisa bem típica aqui do sul.

Na real nem dei muita atenção. Quando chego no trabalho comentam sobre o fato novamente e foi então quando caiu a ficha de que era verdade. O promissor time da Chapecoense em uma escalada maravilhosa como time de futebol de cidade pequena, mas que conta com o apoio de uma torcida local fanática, apresentando um bom nível de jogo e agora rumo a uma decisão de um importante título da América do Sul, termina sua trajetória assim. Muito triste!

Fatos como esse de acidentes trágicos com celebridades televisivas, atores, músicos (artistas em geral) e esportistas, pessoas de grande “visibilidade” e que despertam nossa atenção na mídia, causam essa espécie de transtorno, uma forte comoção de tristeza em grande rede. As notícias e informações chegam aos poucos, em drágeas e parecendo então que prolonga ainda mais o sofrimento também.

De certa forma também me emociono porque gosto de futebol, estava contente com o desempenho e rendimento da “Chape”, inclusive um dos goleiros* do time (3º reserva), é ex-cunhado de um grande amigo. Aliás, conheço-o pessoalmente. Foi melancólico escutá-lo numa entrevista para um canal esportivo hoje ao meio dia (ele não viajou com a equipe, não estava relacionado para este jogo). Outro membro da comissão técnica também é daqui da minha cidade de Venâncio Aires (RS), o “Cadu” – como carinhosamente é conhecido (faleceu no acidente). Além de que vários atletas da Chape que tem ou tiveram já algum vínculo com os dois grandes times gaúchos, o Inter e o Grêmio.

Para morrer, basta estar vivo.

Uma frase bem comum, meio boba até, mas de grande valor. Creio que nos cabe a lição de aproveitarmos bem cada dia dessa vida. Não na porralouquice, no exagero, digo aqui, no sentido de amar e ser amado pelos seus parentes, amigos de verdade, colegas e viver mais de boa aproveitando melhor cada minuto. Não foi somente um time de futebol que eventualmente seria ou não campeão, não importa, tinha também a tripulação e demais passageiros. Uma vida não supera a perda de outra.

Bonitas as tantas homenagens prestadas no mundo todo, até mesmo o reconhecimento do time adversário, o Atlético Nacional (Colômbia), que fez a emocionante declaração: “De nuestra parte, y para siempre, Chapecoense Campeón de la Copa Sudamericana 2016”.

Também os demais times brasileiros e do exterior, que se oferecem de diversas maneiras para ajudarem, desde de se disporem a emprestar jogadores, utilizarem a camisa da Chape em seus próximos jogos, luzes verdes em seus estádios ou até, sugerindo alterarem as regras do Brasileirão do ano que vem, para assim facilitar o prosseguimento do time em suas atividades esportivas. Tudo muito nobre, válido e de bom tom. Fairplay até nessa hora.

Enfim, é muita coisa nesse momento sobre o assunto.  Só me resta dar meus pêsames, prestar solidariedade e desejar que descansem em paz todos aqueles que nos deixaram nessa tragédia. Espero que seus familiares e amigos encontrem conforto e superação neste triste momento.

*Nivaldo M. Constant (goleiro da Chapecoense)- atualmente é o terceiro goleiro, mais por causa de sua idade do que por sua capacidade técnica. É um grande goleiro, está na Chape há anos e ajudou muito nessa trajetória vitoriosa de ascensão do time, das divisões menores até a principal. É um ídolo local e deve permanecer no clube.

 

>> Para SABER MAIS sobre o acidente:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/11/aviao-com-equipe-da-chapecoense-sofre-acidente-na-colombia.html

> http://dc.clicrbs.com.br/sc/esportes/chapecoense/ultimas-noticias/

chape_5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.