Ontem a Terra quase foi atingida por um asteroide e (quase) ninguém sabia

Enquanto trabalhávamos, nos refrescávamos do insano calor ou simplesmente curtíamos ontem o nada pra fazer, alguns cientistas sentiam um profundo frio na barriga – e o motivo não foi um mero detalhe: por pouco (ao menos para as escalas astronômicas) o planeta Terra escapou de ser atingido por um asteroide, e os cientistas só notaram essa possibilidade no último minuto.

Tratou-se de um asteroide pequeno, do tamanho de um apartamento médio, batizado de AG13, que viajava na velocidade de 57.600 km/h. Dizer que o que o AG13 tirou um “fino” da terra pode parecer exagero para nós, leigos, mas segundo a ciência, o asteroide passou de fato de raspão: a 160.000 quilômetros de distância – menos da metade da distância entre a Terra e a Lua.

Pelo seu tamanho, o AG13 não trouxe ameaças verdadeiramente apocalípticas, mas poderia ter causado um belo de um estrago se caísse em uma região habitada do nosso planeta.

Pois se pelo tamanho desse asteroide ele não poderia acabar com a terra, foi justamente por ser pequeno que o AG13 não pôde ser detectado com maior antecedência. Resta saber o que de fato poderíamos fazer caso se tratasse de um asteroide realmente grande – ou realmente perto.

 

…………………………………………
*Fonte: hypeness

asteroide_terra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.