Nile Rodgers

Este final de semana assisti a um documentário sobre o guitarrista, compositor e também um dos “maiores” produtores musicais de todos os tempos, Nile Rodgers. Caraca, o cara é phoda.

No começo era guitarrista e compositor da banda disco Chic, que foi muito famosa nos anos de ouro da disco com os hits “Le Freak” e “Good times”. Com o fim da era disco music e consequentemente da banda Chic, Nile e seu parceiro Bernard Edwards (baixista) viram produtores contratados da gravadora. Depois disso foi um sucesso atrás do outro em sua carreira de compositor e produtor com artistas como Diana Ross, Madonna, Duran Duran, INXS, David Bowie, Grace Jones, B’52, Mick Jagger, Dave Guetta, Tensnake, Daft Punk e Pharrel Williams (só para citar alguns). Ah! Inclusive produziu algumas músicas do Jota Quest também.

É um dos produtores mais ricos e com uma coleção enorme de hits famosos na história da música pop, mas ao mesmo tempo um cara de voz tranquila, nenhum pouco arrogante ou sequer com um pingo de “marra”, muito pelo contrário. Lamento não lembrar agora o nome do documentário, fiquei boquiaberto assistindo a sua história. Nada veio por acaso, o cara realmente entende da coisa, tem um estilo próprio de tocar guitarra, um groove e uma levada incrível.

Uma das coisa importants em sua carreira foi descobrir o guitarrista Stevie Ray Vaughan em um apresentação em Montreaux, onde foi vaiado pela platéia e isso não o incomodou nenhum pouco, reconheceu ali o talento do jovem guitarrista de blues. Tanto que naquele instante o recomendou para ser o guitarrista de David Bowie no álbum Let’s Dance, que estava produzindo. Stevie Ray Vaughan por sua vez grava várias guitarras neste álbum, enche os bolsos de grana e assim pode financiar uma nova gravação de sua banda e alavancar a sua carreira de guitarrista.

*Thanks Nile por isso, sem você talvez jamais teríamos conhecido (ou então, somente bem mais tarde), a música e o grande guitarrista que foi Stevie Ray Vaughan.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.