O que acontece ao descobrir que um asteroide está vindo para a Terra?

Na semana passada, a NASA anunciou a criação de um novo escritório que assumirá a responsabilidade em tal cenário. O Escritório de Coordenação de Defesa Planetária (PDCO, em inglês) ajudará a rastrear asteroides próximos da Terra, desenvolver estratégias de deflexão (alteração ou desvio da posição natural) de asteroides e planejar esforços de resposta em caso de ameaça.

“A bola-de-fogo de Chelyabinsk em 2013 e a aproximação recente do ‘asteroide do Halloween’ nos lembram do motivo pelo qual precisamos permanecer vigilantes, e manter nossos olhos para o céu, embora não existam ameaças de impacto conhecidas neste momento.”, disse John Grunsfeld, da NASA, em um comunicado.

Se uma ameaça surgir no espaço exterior, o trabalho da PDCO será a comunicação de coordenação com o público, avaliar se há alguma coisa que podemos fazer sobre ele e coordenar esforços de resposta com a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, em inglês).

Tecnicamente a NASA teria feito todas essas coisas de qualquer maneira, mas a nova estrutura organizacional formaliza quem está no comando no caso de uma emergência de asteroides.

A NASA estima que tenha encontrado 90% dos asteroides de tamanho quilométrico. Os asteroides de tamanho médio (aproximadamente com 137 metros de diâmetro) são mais difíceis de detectar, mas podem causar danos significativos.

Foram encontrados cerca de 40% desses até agora, de acordo com Paul Chodas, do programa “Asteroides Próximos da Terra“, da NASA. Com os aumentos recentes no financiamento, a meta da NASA é rastrear 90% destes asteroides de tamanho médio até 2020.

Traduzido e adaptado de what happens if we find out an asteroid is heading for Earth?.

 

………………………………………………
*Fonte: ciencianautas

meteoro_098

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.