Pessoas inteligentes lidam com pessoas tóxicas assim:

Para a maioria de nós, a vida diária é bastante estressante. Enfrentamos uma miríade de responsabilidades, tanto pessoais como profissionais, que muitas vezes nos colocam no extremo de nossos limites. É, portanto, necessário mitigar estressores que ameaçam nosso bem-estar mental, emocional e físico.
Semelhante às toxinas no ambiente, pessoas tóxicas podem causar danos graves. Ao contrário de muitas toxinas, no entanto, não há nenhum tipo de “aviso” que nos educa sobre as ameaças que essas pessoas causam.

Assim, devemos confiar em nosso julgamento, instintos e vontade para lidar eficazmente com as pessoas tóxicas.

O fato é que algumas pessoas são mais experientes em lidar com pessoas tóxicas do que outras; pois muitas vezes possuem um agudo senso de inteligência emocional e outros atributos, juntamente com a vontade de agir quando necessário.

 

Vamos discutir 9 maneiras através das quais as pessoas inteligentes lidam de forma eficiente e rápida com pessoas tóxicas:

 

1.Elas são muito autoconscientes

A psicologia hoje define o termo autoconsciente como “apreciação precisa e compreensão de suas habilidades e preferências, e suas implicações para o seu comportamento e seu impacto sobre os outros.”

Um forte senso de autoconsciência também é uma ferramenta de prevenção incrivelmente poderosa – e essencial. Ser autoconsciente permite que reconheçamos e compreendamos qualquer influência interna ou externa que ameace “nos tirar do jogo”. Claro, isso inclui pessoas tóxicas.

 

2.Elas perdoam, mas não esquecem

A matéria cinzenta entre nossos ouvidos não é o único determinante do intelecto. A inteligência é multifacetada.

As pessoas emocionalmente inteligentes entendem o perdão como um componente necessário do bem-estar psicológico. No entanto, também compreendem a importância de não esquecer aqueles que traíram sua confiança. Esta inteligência permite que a pessoa concentre seus esforços em construir relacionamentos com os indivíduos que ganharam tal direito.

 

3.Não são afetadas pelas circunstâncias

Não nos enganemos: não é fácil permanecer emocionalmente neutro quando entre pessoas tóxicas. No entanto, essa é uma necessidade absoluta. Resiliência é um atributo da inteligência emocional – e que ajuda enormemente ao ter que lidar com pessoas tóxicas.

Definimos a resiliência como “essa qualidade incrível que permite que algumas pessoas sejam derrubadas pela vida e voltem mais fortes do que nunca.” Não se engane, as pessoas tóxicas fazem com que muitos sejam “derrubados”, mas a resiliência nos permite voltar fortes.

 

4.Elas estabelecem limites rapidamente

Pessoas inteligentes muitas vezes possuem a capacidade inata de permanecerem produtivas e eficazes. Para este fim, vão rapidamente mitigar qualquer ameaça detectável que possa afetar essa capacidade. Além disso, quando pessoas inteligentes detectam pessoas tóxicas, tomam uma ação rápida e eficaz.

Isso não significa que serão rudes e abrasivas. Elas serão educadas e firmes, mas inequívocas e intransigentes. Apenas não permitirão que as pessoas negativas afetem-nas de qualquer forma.

 

5.Elas são inteligentes com sua energia

Enquanto as pessoas tóxicas prosperam drenando a energia de outros, pessoas espertas prosperam mantendo sua fonte de energia. Ser “inteligente em termos de energia” significa simplesmente compreender como gerir a energia da forma mais eficiente possível.

Quando somos inteligentes em termos energéticos, não permitimos que pessoas tóxicas drenem este precioso recurso. Em vez disso, o conservamos para tomarmos medidas positivas.

 

6.Elas focam em uma tarefa de cada vez

Pessoas tóxicas são simplesmente outra distração externa. Essa percepção não é desumanizante – é realista e justa. Na verdade, muitas pessoas tóxicas pretendem distrair os outros com suas atitudes.

Pessoas inteligentes simplesmente não permitem tais distrações. Elas se concentram no que está a sua frente e seguem … independentemente de quem está ao seu redor.

 

7.Elas procuram seu sistema de apoio

As pessoas inteligentes são muitas vezes pessoas impulsionadas – indivíduos que procuram uma vida melhor para si e seus entes queridos. É também bastante provável que esses indivíduos compreendam a importância da orientação e do trabalho em equipe.

Quando confrontadas com o desafio de uma pessoa tóxica (ou grupo de pessoas), elas buscam mentores de confiança e colegas para corrigir a situação.

 

8.Elas verificam rapidamente a autofala negativa

Mesmo aqueles com alta inteligência emocional são suscetíveis a autofala negativa, de vez em quando. As pessoas tóxicas podem induzir o pensamento negativo nos outros, se não estiverem preparados para tal – e isso acontece com todos nós.

No entanto, as pessoas inteligentes muitas vezes são capazes de reconhecer e neutralizar rapidamente a autofala negativa. A capacidade de neutralizar também se aplica a pensamentos contraproducentes que surgem de uma pessoa tóxica.

 

9. Elas estão orientadas à solução

As pessoas inteligentes têm talento para procurar soluções para os problemas. Lidar com uma pessoa ou grupo de pessoas tóxicas é apenas outra questão que exige uma solução. Tipicamente, as pessoas emocionalmente inteligentes avaliarão suas opções e tomarão a ação apropriada.

……………………………………………………………..
*Fonte: osegredo
Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.