5 cuidados indispensáveis na hora de guardar vinhos em casa

Beber um bom vinho é uma ótima alternativa para complementar uma refeição ou apreciar um sabor diferente durante algum momento do dia. Além de saber escolher qual é a uva perfeita e a marca ideal para um vinho que agrade o seu paladar, a maneira como você armazena esta bebida pode influenciar significativamente a sua qualidade.

Confira cinco cuidados que são indispensáveis na hora em que você for guardar vinhos em casa!

Temperatura

Servir o vinho na temperatura ideal é essencial para garantir a qualidade do seu sabor quando este produto chega à mesa. Por isto é preciso ter muita atenção com o local que será escolhido para guardar vinhos em casa. A temperatura ideal para armazenar a bebida é de, aproximadamente, 12ºC, podendo chegar a um máximo de 24ºC se ele não for ser consumido imediatamente.

Temperaturas abaixo de 12ºC não são capazes de prejudicar a qualidade do vinho, mas podem ajudar a retardar o envelhecimento da bebida, que pode ser interessante em alguns tipos de uva.

As oscilações de temperatura também podem influenciar na qualidade do sabor destes alimentos, por isto assegure-se de que estas garrafas nunca passem por oscilações térmicas que variem para mais do que 2,7ºC em um ano.

Umidade

Quando você optar por guardar vinhos em casa, uma variável que é importante prestar atenção é a umidade do local de armazenamento da bebida, já que ela pode influenciar negativamente no sabor da bebida. A umidade baixa pode secar as rolhas, permitindo a oxigenação do vinho e a alteração de seu aroma e sabor. O percentual de umidade ideal do ambiente de armazenamento destas bebidas variam entre 65 e 75%.

Local

O lugar ideal para guardar vinhos em casa é um ambiente completamente protegido de luz solar direta ou de iluminação artificial muito forte, já que os raios de luz podem afetar o aroma e o sabor do vinho.

O local de armazenamento dos vinhos também deve ser firme e ficar longe de superfícies instáveis ou susceptíveis a movimentos constantes como, por exemplo, o topo de eletrodomésticos ou de prateleiras muito instáveis. O vinho sofre consequências destas vibrações e movimentos, que são capazes de deteriorar e alterar o sabor destas bebidas.

Posição

Guardar o vinho em pé ou deitado? Esta é uma polêmica que muitos especialistas no consumo desta bebida divergem suas opiniões. A maneira mais adequada para armazenar suas garrafas de vinho é na posição horizontal, já que desta maneira as rolhas estarão sempre em contato com o vinho, mantendo-se hidratadas e inibindo a entrada de oxigênio nas garrafas, que oxidariam a bebida, afetando sua cor, sabor e aroma. Quando as garrafas são guardadas de maneira vertical as rolhas sofrem com o ressecamento.

Tempo

Existe uma lenda que afirma que quanto mais velho o vinho, melhor será seu sabor. O problema é que nem todos os tipos de uvas ou vinhos reagem bem à ação do tempo. Praticamente todos os vinhos têm um prazo de validade, por maior que eles possam parecer, para que sejam consumidos com boa qualidade.

A grande maioria dos vinhos tintos pode ser armazenada por um tempo que varia entre dois a 10 anos, enquanto os vinhos brancos resistem bem a um prazo de dois a três anos de vida útil.

*Por: Rafaela Vidigal

………………………………………………………………………………..
*Fonte: blogdeadegasevinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.