Você sabe quais produtos químicos estão em sua tatuagem?

Os seres humanos estão se tatuando há milhares de anos. Os homens das cavernas e a realeza egípcia exibiam tatuagens feitas de fuligem, carvão e outros pigmentos naturais.

Mas os tatuadores modernos têm pouco conhecimento do que suas tintas são realmente feitas. Você sabe o que está na sua tatuagem?

Tintas desconhecidas

Embora os tatuadores devam ser certificados para trabalhar legalmente, as tintas e pigmentos de tatuagem não são regulados por nenhuma autoridade governamental.

A menos que você seja um tatuador profissional e misture suas próprias tintas com pigmentos secos, há uma boa chance de que você nunca descubra exatamente o que tenha na tinta da tatuagem.

Essa é a forma de fabricantes de tinta protegerem suas próprias fórmulas. Alguns pigmentos são provenientes de ingredientes naturais, enquanto outros podem ser provenientes da indústria têxtil, plástica ou automotiva.

Um relatório de 2016 do Centro Comum de Investigação (JRC), que fornece aconselhamento científico independente à União Europeia, analisou quimicamente uma grande variedade de pigmentos de tatuagens e listou os ingredientes que mais preocupam.

Os mais perigosos são conhecidos como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs), um grupo químico encontrado em tintas principalmente pretas que contém carcinógenos que podem migrar da pele para os nódulos linfáticos.

Há também pigmentos azo, que compõem cerca de 60% dos ingredientes das cores das tintas de tatuagem.

Embora os pigmentos azo sejam seguros quando entram na pele pela primeira vez, eles podem se degradar com o tempo em compostos potencialmente causadores de câncer.

Uma pesquisa suíça com 229 tintas para tatuagem também encontrou conservantes perigos.

Um quarto das tintas analisadas continha substância irritante da pele benzoisotiazolinona e 7% continham formaldeído, um agente cancerígeno. Tintas de tatuagem também podem conter metais nocivos, como níquel, cromo e cobalto.

Como se proteger

Isso não significa que todas as tatuagens não sejam seguras. Os pigmentos modernos de alta qualidade são tipicamente feitos de vários sais metálicos.

Metais diferentes apresentam riscos diferentes, o que significa que certas cores são inerentemente mais arriscadas do que outras.

A tinta vermelha, em particular, é conhecida por causar reações de sensibilidade e outros problemas de saúde com mais frequência do que a tinta preta, que pode ser facilmente fabricada a partir de fontes seguras.

Azuis e verdes feitos de sais de cobre de alta qualidade tendem a ser seguros também, mas cuidado com os azuis baseados em cobalto.

Pigmentos brancos feitos de óxido de titânio são alguns dos pigmentos menos reativos da indústria.

Embora os pigmentos amarelos sejam frequentemente derivados de fontes naturais como cúrcuma ou curcumina, eles geralmente causam reações devido à quantidade de pigmento necessária para criar uma cor brilhante.

Dicas para fazer uma tatuagem

Se você quer ter certeza de fazer uma tatuagem, escolha profissionais de verdade e não tenha medo de pagar um preço alto.

Tintas baratas são baratas por uma razão, e tatuadores de mau caráter não serão capazes de oferecer evidências apoiando suas escolhas de tinta.

Você deve pedir ao seu tatuador que forneça o máximo de informações possível sobre o local de origem das tintas e de que elas são feitas e especifique sobre as cores envolvidas.

*Por Davison Filipe

………………………………………………………….
*Fonte: realidadesimulada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.