Dia de balsa

Já que essa semana o clima deu uma amenizada na chuva e no frio, fazendo alguns dias de calor, nada melhor do que aproveitar o sábado para um rolê de moto, andando tanto no asfalto como por estradas de chão batido. Eu e o Pretto já havíamos combinado de uma hora dessas fazer um roteiro desses aqui pela região, com alguns trechos off road e ter de atravessar o rio com balsa. Então finalmente hoje foi o dia de tal empreitada.

Saímos por volta das 11h da manhã, o dia amanheceu nublado mas aos poucos dava pinta de que daria margem para um solzinho. Claro que antes conferimos a previsão do tempo e não marcava chuva. E foi isso mesmo o que aconteceu, a manhã cinza virou um belo sábado de sol.

Saímos na direção de POA pela RS 287 e chegando na localidade de Mariante, saimos do asfalto e pegamos a estrada de chão batido (RS 130) em direção a balsa que faz a travessia do Rio Taquari, para a outra margem, que aliás – pasmem, trata-se da cidade de Taquari. Tchãn! Até aí a viagem já tinha sido bem interessante e muito empoeirada…rsrsrsr. Mas apesar de tudo a situação da estrada não estava tão ruim e fomos de boa e sem muita pressa. Ao chegarmos no ponto da travessia da balsa, não havia ninguém por lá, nem um carro, apenas um cachorro bem simpátido e de vida preguiçosamente boa (mas estava um pouco magro), que logo fizemos amizade. Tivemos de esperar um bom tempo até a balsa chegar da outra margem e podermos embarcar. A tal travessia é rápida e tranquila, com a gente mais uma moto, um carro e de última hora, embarcaram ainda 3 carretas carregadas até o talo de toras de madeira. Mas tudo bem, parecia ser uma coisa corriqueira nesse trâmite de travessia por ali, então tudo tranquilo. Até onde me posso me recordar, imagino que nunca tinha feito essa travessia por ali antes.

Atravessamos e saímos rapidamente da balsa atravessando a cidade e já tomamos o rumo de volta em direção à RS 287. A nossa ideia era agora irmos até Triunfo, para atravessarmos novamente de balsa, mas agora o rio Jacuí, até o lado de São Jerônimo. Depois de Taquari, de volta a RS 287, uma rápida para da um comermos e bebermos alguma coisa na Casa do Suco, afinal já era cerca de 13h30.
Feito o pit-stop seguimos então até perto do o trevo para Montenegro (RS), quando então entramos pela RS 470 na direção da cidade de Triunfo (RS). Agora chegou a hora de dizer aqui que gosto muito desse trajeto de Triunfo, com árvores dos dois lados da pista e também de vez em quando uma bela vista de umas colinas, lavouras e tal. Chegando na cidade, tratamos de cruzá-la indo direto para o ponto da balsa.

Essa travessia já fizemos em outras de nossas viagens pela região, mas sempre haviam sido no sentido contrário (São Jerônimo – Triunfo), então mesmo que não fosse mais uma grande novidade para nós, foi legal e divertido. É uma travessia mais longa de uma margem a outra e diga-se, mais bonita também do que a anterior. Do outro lado da margem já é a cidade São Jerônimo, que mais uma vez cruzamos rapidamente, tomando o trajeto da RS 244 em direção à General Câmara, com direito a uma passada pela grande ponte do rio Jacuí, dando uma chegada na prainha logo abaixo. Taí um outro lugar que bonito e interessante. Aliás, nunca estive ali em pleno verão. Sempre foi nesses períodos de baixa temporada, de poucas pessoas, casas vazias e somente um e outro pescador.

Depois dessa parada na prainha, pegamos a estrada novamente em direção à Vale Verde / Passo do Sobrado. Trajeto de asfalto bom e de pouco movimento nos finais de semana. Boa! Mas numa tremenda falta de atenção, acho que tomei uma multa de um pardal. F*&$…. Seguindo em diante, voltamos para Venâncio Aires pelo que se costuma por aqui chamar de “estrada velha” – é um trecho de chão batido de uns poucos kms, entre a RS 244 e a RS 287, mas sem dúvida esse foi o pior trajeto de todos, no dia. Muitos buracos e pedras soltas. Incrivelmente ruim, fico com pena do pessoal que mora por ali. E a essa situação é assim há muitos anos.
De volta a RS 287, era somente tomar o trecho de casa, mais alguns poucos kms e já estávamos no postinho fazendo a nossa habitual resenha de final de trip.

Outro dia bem aproveitado rodando de moto por aí. Valeu Pretto, mais uma vez pela grande parceria.
Tenham um bom final de semana!

*Abaixo como de costume, algumas imgs da trip de hoje, numa espécie qualquer de sequência de fatos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.