Cientistas acreditam que sorrir pode ser o melhor remédio para a dor

Sorrir com os amigos libera endorfinas, substâncias químicas “do bem-estar” do cérebro!

Até agora, os cientistas não provaram que, como exercícios e outras atividades, rir causa a liberação das chamadas endorfinas.

“Pouca pesquisa foi feita sobre por que rimos e qual papel ela desempenha na sociedade “, afirmou o pesquisador Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, em comunicado.

“Achamos que são os efeitos de ligação da corrida de endorfinas que explicam por que o riso desempenha um papel tão importante em nossas vidas sociais”.

Dunbar e seus colegas pensaram que nossas gargalhadas poderiam ativar as endorfinas do cérebro, uma ideia há muito debatida, mas não comprovada.

Esses produtos químicos para alívio da dor são criados em resposta ao exercício, excitação, dor, comida apimentada, amor e orgasmo sexual, entre outras coisas.

Além de nos dar um “zumbido”, essas endorfinas aumentam nossa capacidade de ignorar a dor. Assim, os pesquisadores usaram o alívio da dor das endorfinas para determinar se o riso causa uma liberação de endorfina.

Eles primeiro testaram os participantes quanto ao limiar de dor, depois os expuseram a um controle ou a um teste de indução de risada e depois testaram os níveis de dor novamente.

Os testes incluíram vídeos humorísticos (clipes dos programas de TV “Mr. Bean” e “Friends”) e um programa de comédia ao vivo durante o Festival de Franja de Edimburgo.

Como o riso é uma atividade social (é 30 vezes mais provável que ocorra em um contexto social do que quando sozinho), os participantes foram testados tanto em grupos quanto sozinhos.

Os testes de dor em laboratório incluíram envolver o braço de um participante em uma manga de resfriamento de vinho congelada ou em um manguito de pressão arterial.

Os testes de dor foram administrados até que o paciente dissesse que não aguentava mais. Nos shows ao vivo, os pesquisadores testaram a dor fazendo com que os participantes se agachassem contra uma parede até desabarem.

Por que sorrir libera endorfinas

Em todos os testes, a capacidade dos participantes de tolerar a dor aumentou após o riso. Em média, assistir cerca de 15 minutos de comédia em um grupo aumentou o limiar de dor em 10%. Os participantes testados sozinhos apresentaram aumentos ligeiramente menores no limiar de dor.

“Quando o riso é provocado, os limiares da dor aumentam significativamente , enquanto quando os sujeitos assistem a algo que não provoca risos naturalmente, os limiares da dor não mudam (e geralmente são mais baixos)”, escrevem os autores no artigo. “Esses resultados podem ser melhor explicados pela ação das endorfinas liberadas pelo riso”.

Os pesquisadores acreditam que a longa série de exalações que acompanham o sorrir verdadeiro causa exaustão física dos músculos abdominais e, por sua vez, desencadeia a liberação de endorfina. (A liberação de endorfina geralmente é causada por atividade física, como exercícios ou tato, como massagem.)

*Por Jennifer Welsh
O estudo foi publicado hoje (13 de setembro) na revista Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

………………………………………………………………..
*Fonte: seuamigoguru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.