Robô humanóide Atlas completa 10 anos, veja como foi sua evolução

De caixote com pernas a um impressionante ginasta, robô da Boston Dynamics passou por vários estágios documentados em vídeos no YouTube

Quem vê o robô Atlas, da Boston Dynamics, realizando movimentos de Parkour em um vídeo no YouTube aparentemente sem nenhum esforço não percebe, mas a versão atual da máquina é fruto de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento.

Uma década atrás, Atlas não existia. Seu ancestral direto foi o Petman, que começou como uma esquisita “caixa” com pernas, que cambaleava enquanto tentava caminhar em uma esteira, preso por cabos de segurança.

Quatro anos depois, em 2014, Petman já tinha uma forma humanóide. Ele aparece em um vídeo vestido com um traje Hazmat (usado por equipes de resgate em locais contaminados por substâncias perigosas, sejam químicas ou biológicas), caminhando e se agachando. Um desavisado poderia até acreditar que se trata de uma pessoa dentro do traje, até o robô ser revelado aos 17 segundos do vídeo.

Atlas aparece pela primeira vez no mesmo ano, em um vídeo onde percorre um terreno irregular e se equilibra em uma perna só, enquanto é atingido por um peso de 20 kg. Sua aparência é menos humanóide que a de Petman, mas seus sistemas são mais avançados.

Hoje, Atlas é capaz de correr, saltar sobre obstáculos, subir escadas em alta velocidade e dar cambalhotas e piruetas como um ginasta humano. Tudo isso sem nenhum tipo de cabo ou apoio.

As proezas do robô são tão impressionantes que inspiraram até vídeos de paródia como os da “Bosstown Dynamics”, onde ele se rebela contra os maus-tratos de seus criadores.

Ao contrário de Spot, o “cão-robô” da Boston Dynamics, Atlas ainda é um protótipo, e não um produto comercial. Segundo a empresa, ele está sendo criado para atuar em missões de busca e resgate, mas seu desenvolvimento contou com investimento da Darpa, a agência de pesquisas avançadas do Departamento de Defesa dos EUA.

*Por Rafael Rigues

 

…………………………………………………………………………….
*Fonte: olhardigital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.