Por que as pessoas acreditam em signos astrológicos?

Astrologia vs Astronomia

A astrologia e astronomia foram a mesma coisa por muito tempo, as duas eram formas de observação dos astros e tentativas de entender os ciclos que regem o universo, nosso planeta e a vida na terra.

Mas enquanto a astronomia continuou olhando para cima e tentando compreender cada vez mais o espaço, a astrologia continuou parada no tempo e se especializando em olhar para dentro e explicar cada vez mais o que as pessoas querem ouvir.

O efeito Forer

A disposição da mente humana para acreditar que dois eventos não relacionados estão relacionados é chamada de “efeito Forer”. O nome vem de Bertram R. Forer, um psicólogo que conduziu um experimento semelhante. Em 1948, Forer deu um teste de personalidade para cada um de seus alunos.

Ele disse a eles que cada um receberia uma análise de personalidade única, baseada nos resultados do teste, e deveria classificar esta análise em uma escala de 0 (muito ruim) a 5 (excelente), medindo quão bem ela se aplicava a eles.

Na realidade, cada aluno recebeu exatamente a mesma análise. Em média, a classificação que eles deram para essa mesma análise genérica foi de 4,26 em 5 (ou seja, os alunos consideraram sua análise “pessoal” como 85% precisa).

A análise de personalidade dizia coisas como: “Você tem uma grande necessidade de que outras pessoas gostem e admirem você” e “Disciplinado e auto-controlado por fora, você tende a ser preocupado e inseguro por dentro”.

Conclusão:

A astrologia, por não usar o método científico, continua em grande parte defasada. Ela não leva em conta várias descobertas astronômicas, com a precessão dos equinócios, o movimento circular que o polo da terra leva quase 26.000 anos para completar.

Nem mesmo considera outros planetas e constelações que foram descobertos nos últimos séculos. Que se pudessem causar o efeito que os astrólogos alegam que tem, deveriam ter causados pertubações não explicadas na personalidade das pessoas, que levassem uma nova descoberta astronômica, ou astrológica.

*Por Davson Filipe

……………………………………………………………..
*Fonte: realidadesimulada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.