Nascido na Alemanha em 1879, o alemão Albert Einstein obteve nacionalidade de diversos países, tais como: prussiano, austro-húngaro, suíço, americano e weimariano. Foi casado com a física e matemática Mileva Maric, com quem teve três filhos: Lieserl Einstein, Hans Albert Einstein e Eduard Einstein. Mileva ajudou Albert em vários dos seus trabalhos. Segundo alguns pesquisadores e cientistas, Mileva provavelmente tenha trabalhado junto com ele em suas teorias que revolucionaram a física, mas ainda é uma dúvida que divide os cientistas. Elsa Einstein foi a segunda esposa e prima de Albert Einstein.
Em 1905, Einstein publicou artigos que revolucionaram o mundo. Um dos seus estudos foi a Teoria da Relatividade Restrita, também chamada de Teoria Especial da Relatividade.
Durante a sua vida, Einstein recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921, a medalha Copley em 1925 e a medalha de ouro da Royal Astronomical Society em 1926.
Diante do legado do cientista, o Ciencianautas separou onze curiosidades sobre Einstein. Confira abaixo:
1. O personagem Yoda de Star Wars teve o lábio superior inspirado no bigode de Albert Einstein. Isso mesmo! O lendário personagem de Star Wars foi inspirado no cientista para transmitir um ar de sabedoria ao mestre Yoda.
⠀
2. Desde jovem, adorava música. Influenciado pela mãe, começou a tocar violino. Ele teria começado a tocar com cinco anos, mas só tomou gosto mesmo aos 13, quando se aproximou das melodias de Mozart.
⠀
3. Einstein teve um vasto legado, entretanto, foi o seu artigo sobre o efeito fotoelétrico que o levou ao prêmio Nobel de Física. Não foi a Teoria da Relatividade.
⠀
4. Einstein tinha 26 anos quando publicou, em 1905, quatro artigos científicos que mudariam o mundo. Um deles demonstrava a dualidade entre partícula e onda, provando que a física quântica descrevia fenômenos reais, não efeitos de laboratório. Outro mostrava que átomos também eram reais, e não abstrações úteis para explicar fenômenos misteriosos. O terceiro estabeleceu que a velocidade da luz é constante, independentemente da velocidade de quem a emite — o que acontece é que o tempo fica mais lento para quem se aproxima dessa velocidade. O último artigo estabelecia a equivalência entre matéria e energia, uma das equações mais famosas da história da ciência: E=mc².
⠀
5. Einstein não conseguiu entrar na universidade na sua primeira tentativa.
⠀
6. O cientista favorito de Einstein era Galileu Galilei.
⠀
7. O cérebro de Einstein tinha um lobo parietal 15% maior que a média.
⠀
8. Um oftalmologista de Nova Jersey, nos Estados Unidos, guardou os olhos do físico. O médico Harry Abrams, 83, disse que guarda os olhos em uma caixa-forte no banco.
⠀
9. O físico defendia uma postura antiguerra, mas suas descobertas sobre matéria e energia foram usadas para criar a tão famosa bomba atômica.
⠀
10. Quando criança, Einstein tinha dificuldade de fala e de aprendizado.
⠀
11. Einstein já veio ao Brasil e visitou lugares como o Jardim Botânico e o Museu Nacional.
*Por Thayanne Costa
……………………………………………………………………..
*Fonte: ciencianautas