Como economizar na hora das compras de supermercado

Toda vez é a mesma coisa: você faz a lista de compras e vai confiante para o mercado achando que dessa vez vai cumprir com o orçamento. Mas eis que chega a hora de passar as compras no caixa e todo o planejamento vai pro espaço, ou seja, você acabou comprando muito mais do que devia.

E aí, como fazer para economizar (de verdade) na hora das compras de supermercado?

Separamos 11 dicas que vão te ajudar, dá só uma olhada:

Tenha controle do orçamento doméstico
Você precisa saber exatamente o quanto pode gastar com as compras de supermercado. Isso não significa passar privações ou deixar de se alimentar adequadamente, apenas ter o controle financeiro dessa parte importante do orçamento, uma vez que os gastos com alimentação tendem a consumir até 25% do orçamento doméstico.

Faça uma lista de compras (e seja fiel a ela)
Essa é velha, mas funciona! A lista de compras é sua melhor companheira na hora de ir ao supermercado. Pode ser em papel, pode ser no celular. O importante é que ela esteja nas suas mãos.

A lista precisa ser bem realista para que não falte nada quando você estiver em casa. Inclua também itens de limpeza e higiene.

E lembre-se: se não está na lista é porque você não precisa e continua não precisando, então porque comprar?

Pagamento à vista
Evite ao máximo fazer compras no supermercado usando cartão de crédito.

Faça as compras cartão de débito ou em dinheiro mesmo. Assim você consegue ter mais controle sobre o orçamento.

E para não correr o risco de se auto sabotar, leve o dinheiro contado para as compras. Aí não vai ter jeito!

Cardápio semanal
Elabore um cardápio para a semana, incluindo todas as refeições, desde o café da manhã até o jantar. Pode ser trabalhoso, mas vale a pena. Dessa forma você vai ao mercado com muito mais clareza do que precisa comprar e evita cair em armadilhas. Isso sem contar que o cardápio também te ajuda a manter uma rotina alimentar mais saudável.

Alimente-se antes de ir às compras
Nunca vá ao supermercado com fome. Isso só vai servir para te fazer comprar por impulso.

Deixe as crianças em casa
Se você tem filhos, deixe-os em casa. As crianças possuem uma capacidade nata de fazer as compras saírem do controle.

Mantenha o foco
Se na sua lista não existe nenhum item na seção de laticínios, por exemplo, então porque você vai passar por lá? Evite passear por sessões e corredores que não precisa.

Semanal ou mensal?
Tem quem defenda as compras mensais, outros as compras semanais. O fato é que tudo vai depender dos seus hábitos e do tempo que você tem disponível para fazer compras. Uma dica: compre mensalmente tudo aquilo que não é perecível, mas sem exageros, como produtos de limpeza e grãos secos, como arroz, feijão e lentilhas. Deixe para as compras semanais apenas aquilo que é perecível, como laticínios e hortifrúti.

Experimente novas marcas
Já tentou desapegar das marcas conhecidas (geralmente mais caras) para experimentar marcas alternativas? Elas são mais baratas e na grande maioria das vezes entregam a mesma qualidade, especialmente aquelas marcas próprias de supermercado.

Fique atento às pegadinhas
Os supermercados querem que você compre e não vão poupar esforços para te convencer a fazer isso. Portanto, tome cuidado com os produtos perto do caixa, eles quase sempre são supérfluos.

Outra dica é procurar produtos nas prateleiras mais baixas e nas mais altas. Isso porque as marcas mais caras costumam ser colocadas ao alcance da visão, de modo que possam ser pegas com facilidade.

Confira as compras no caixa
Por fim, sempre confira suas compras na hora em que estiver passando no caixa. Não é raro notar erros entre o preço que estava na gondola e o preço registrado pelo código de barras. Preste atenção nisso também!

*Por: Ademilson Ramos

……………………………………………………………………………………….
*Fonte: engenhariae

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.