Conheça os curtas de animação indicados ao Oscar 2021

Descubra os diferentes estilos dos cinco curtas de animação indicados à 93ª edição dos prémios da Academia de Hollywood

Poucas premiações são tão aguardadas, especuladas e assistidas quanto o Oscar. Embora a maioria dos olhos estejam voltados para as estatuetas mais cobiçadas, como a de Melhor Filme, Diretor, Ator e Atriz, a seleção da Academia também traz obras excelentes nas categorias menos badaladas.

Melhor Curta-Metragem de Animação não é exceção. Nesta 93ª edição dos prémios da Academia de Hollywood, há produções de quatro países na categoria . independentes e de grandes estúdios -, conectadas por uma característica comum: a beleza gráfica a serviço da contação de histórias. Confira!

Burrow, dirigido por Madeline Sharafian

Esta animação 2D da Pixar é parte da série Sparkshots e conta com a colaboração de um brasileiro – o gaúcho Heitor Pereira é quem assina a música.

A história de aproximadamente seis minutos gira em torno de uma coelha que tenta construir a toca dos seus sonhos. Quanto mais cava, porém, mais problemas encontra. No final, ela aprende uma lição preciosa.

Você pode vê-la no Disney+.

Genius Loci, dirigido por Adrien Merigeau

Neste curta da Kazak Productions, Reine, uma jovem solitária, percebe uma entidade que parece viva, como uma espécie de guia. A cada quadro, o diretor Adrien Merigeau pinta uma espécie de aquarela em movimento. O resultado é de encher os olhos.

Não por acaso, a produção recebeu diversos prêmios: Vienna Shorts, Festival Internacional de Hong Kong, Animasivo, entre outros. Para quem não sabe, Genius Loci é um termo latino que significa “espírito do local”.

If Anything Happens I Love You, dirigido por Will McCormack e Michael Govier

Esta animação 2D acompanha o luto de um casal que tenta superar a morte da filha após um tiroteio em sua escola. A estética é minimalista e muitos elementos são apenas esboçados, talvez na intenção de refletir a incompletude dos protagonistas.

Outro aspecto que chama a atenção é a ausência de falas. Há apenas a música de fundo, interrompida pela canção 1950, de King Princess, e pelo som de tiros.

O projeto teve apoio da Everytown for Gun Safety, organização norte-americana sem fins lucrativos que defende o controle e a prevenção à violência armada e pode ser visto na Netflix. Em português, recebeu o título de Se Algo Acontecer… Te Amo.

Opera, dirigido por Erick Oh

Segundo o próprio diretor, o sul-coreano Erick Oh, Opera é uma edição contemporânea e animada dos afrescos renascentistas.

A obra, parte filme, parte instalação, consiste num ciclo de 9 minutos que pode ser reproduzindo infinitamente. Nele, Oh tem a ambiciosa missão de retratar “nossa sociedade e história, repleta de beleza e absurdo”.

Yes-People, dirigido por Gísli Darri Halldórsson

O título original, Já-fólkið, faz referência a única palavra dita por seus personagens: já, o equivalente islandês para “sim”.

Única produção em 3D da categoria, Yes-People mostra a rotina de seis vizinhos e como cada um gasta suas horas de forma diferente. Apesar da premissa simples, rende boas risadas.

São 23 as categorias que irão a concurso na cerimónia que irá decorrer a 25 de abril de 2021, a partir de diversos locais da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Inicialmente, o evento deveria acontecer a 28 de fevereiro, mas acabou por ser adiado por causa da pandemia. Conheça aqui todos os indicados.

………………………………………………………………………………..
*Fonte: domestika

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.