Esse truque mental vai fazer seus feriados parecerem mais longos

Férias e feriados são um momento esperado por todos. Ainda mais depois de um ano em que, mesmo nessas situações, as pessoas tiveram que ficar dentro de casa por conta da pandemia do coronavírus. Justamente por ser um momento bastante esperado, quando eles já estão se aproximando as pessoas podem ter a sensação de que eles quase acabaram antes mesmo de começar.

Essa, na verdade, é uma sensação mais comum do que se possa imaginar. De acordo com estudos recentes feitos por pesquisadores, foi descoberto que metade das pessoas entrevistadas mostraram que a sua viagem de final de semana parecia que iria acabar na mesma hora que começou.

Sentimento

O pior de tudo é que esse sentimento pode ter um efeito cascata. E isso pode mudar a forma com que as viagens são planejadas. Por exemplo, a pessoa pode ter uma probabilidade menor de programar atividades extras. E ao mesmo tempo, é mais provável que a pessoa se irrite durante um jantar caro porque quer aproveitar ao máximo o pouco tempo que ela pensa ter.

Pensando nisso algumas perguntas surgem. Como de onde vem essa tendência? E se ela pode ser evitada? Geralmente, quando as pessoas estão querendo algo, elas desejam que aquilo aconteça o mais rápido possível e dure o máximo de tempo possível.

Para ver isso na prática, os pesquisadores entrevistaram 510 pessoas, de forma online, e pediram para que elas lhes contassem se estavam ou não ansiosas pelo feriado de Ação de Graças. Depois disso, eles perguntaram às pessoas a distância que parecia e quanto tempo elas achavam que iria durar.

Feriados

Como resultado, os pesquisadores confirmaram suas ideias. Quanto mais ansiosas as pessoas estavam pelo feriado, mais distante ele parecia estar e parecia ser mais curto. Infelizmente, o desejo para que alguma coisa aconteça parece encolher a duração no olho da mente da pessoa.

A maior parte das pessoas concorda com a máxima de que “o tempo voa quando você está se divertindo”. E as pesquisas mostraram que, de fato, o tempo parece passa mais rápido para aquelas pessoas que acreditam que a tarefa que estão fazendo ou a situação em que estão é agradável.

Por conta disso, os pesquisadores acreditam que as pessoas podem estar aplicando, de forma excessiva, as suas premissas sobre a relação entre tempo e diversão quando vão julgar a duração de eventos que ainda irão acontecer.

Como resultado disso, as pessoas tem a tendência de presumir que os eventos divertidos, como os feriados, vão passar muito rápido. Além disso, querer muito um evento pode fazer com que o tempo que o antecede pareça se arrastar e demorar passar.

Duração

Com esse estudo, e outros experimentos feitos, os pesquisadores descobriram uma forma de superar essa percepção enviesada, que é focar na duração real. Por mais que isso pareça uma coisa totalmente óbvia, várias vezes as pessoas confiam em seus sentimentos subjetivos e não nas medidas objetivas de tempo quando vão decidir o tempo de um feriado e como vão usá-lo da melhor forma possível.

Então, quando alguém estiver ansioso para algum evento que está esperando muito, como feriados ou férias, é importante que a pessoa se lembre de quantos dias o evento irá durar. Fazendo isso, a pessoa irá aproveitar mais a experiência e, com sorte, irá se colocar em uma posição melhor para aproveitar o tempo que ela realmente tem.

*Por Bruno Dias
………………………………………………………………………………………………………..
*fonte: fatosdesconhecidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.