Pessoas reflexivas sabem gerenciar melhor o estresse!

Pessoas reflexivas são artesãos do pensamento e gerenciam melhor o estresse! A arte da reflexão requer colocar em prática o controle mental adequado.

Pessoas ponderadas são meticulosas em seus processos mentais, lentas em suas meditações e cautelosas em suas decisões.

UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS SINGULARES QUE OS DEFINE É A CAPACIDADE DE ENCONTRAR A CALMA EM MEIO AO CAOS E DAR RESPOSTAS INOVADORAS AOS PROBLEMAS.

Neste mundo de contradições, meias verdades e inteiras falsidades, este perfil tem grande valor.

Poderíamos dizer que a capacidade de reflexão é uma das funções superiores do cérebro com maior importância e utilidade. Ser atencioso desacelera a impulsividade natural e fornece uma boa base para o autoconhecimento.

Pensar devagar e por meio do filtro da análise pode nos ajudar a melhorar nossa realidade de diferentes maneiras.

No entanto, em um ambiente tão cheio de estímulos imprevisíveis, muitas vezes somos forçados a responder de forma rápida e instintiva . Isso não é ruim, mas não deve ser nossa estratégia usual.

“Minha mente se rebela contra a estagnação. Dê-me problemas, dê-me trabalho, dê-me o criptograma mais abstruso ou a análise mais intrincada, e eu estou em minha própria atmosfera” Sherlock Holmes

Isso é o que torna as pessoas reflexivas diferentes

A reflexão é um processo mental definido por um tipo de pensamento racional e cuidadoso, associado a um clima interno de introspecção. Assim, trabalhos de pesquisa, como os realizados na Universidade de Yale, destacam a grande relevância do que eles definem como “reflexão cognitiva” para um fato muito específico.

Essa faculdade nos permite passar pelo filtro da análise e indução de qualquer questão ou realidade para posteriormente emitir respostas ou comportamentos mais ponderados, evitando assim a primeira coisa que vem à mente.

Esta é uma competição de grande valor. A dimensão que faríamos bem em promover nas crianças desde tenra idade. Portanto, vamos descobrir quais são as facetas e os processos que tornam únicas as pessoas atenciosas.

Bom gerenciamento de estresse

Um recurso essencial para desenvolver o pensamento reflexivo é um bom controle do estresse e da ansiedade. Esses são estados psicológicos que tornam completamente difícil raciocinar de forma focada e vagarosa. Portanto, um bom gerenciamento do estresse (ideias irracionais, emoções, tensão psicofísica, etc.) é decisivo.

Da mesma forma, não podemos ignorar um fato: a arte da reflexão requer autocontrole e compreensão emocional. Não apenas as emoções negativas de valência podem ser perturbadoras; Às vezes, a efusividade ou mesmo a alegria intensa podem atrapalhar nossos poderes de tomada de decisão.

Pessoas reflexivas: mentes analíticas e introspectivas

Habilidade analítica é aquele ofício cognitivo que permite que a informação seja meticulosamente processada para separar o todo em partes menores, gerando assim a oportunidade de entender melhor qualquer dado ou situação.

Da mesma forma, pessoas atenciosas são muito competentes em análise porque praticam a introspecção. Mergulham para entrar em contato com cada pensamento, emoção, realidade interna e tirar suas próprias conclusões.

Observação, lógica e criatividade

Pessoas reflexivas processam e se relacionam com seu ambiente em um ritmo diferente, mais lento. São homens e mulheres muito observadores que se deliciam em cuidar de cada detalhe, de cada nuance do ambiente.

Da mesma forma, filtram cada aspecto da tapeçaria da lógica, ou seja, obtêm suas próprias respostas por meio da dedução e da indução.

É importante entender que a reflexividade tem uma nuance lógica, mas também uma tendência criativa.

Às vezes, para encontrar relações entre várias coisas, é importante usar a indução, mas também aquela imaginação que preenche lacunas e faz do pensamento um processo inovador.

Uma mente aberta e flexível

Para uma pessoa atenciosa, o mundo não é preto e branco e as pessoas não são boas nem más. Para essa personalidade, a vida é cheia de nuances e é isso que a torna rica e interessante.

A flexibilidade de pensamento sempre usa uma mente aberta que não tem medo de dados contraditórios e que também não fica sozinha na primeira opção.

Uma característica das pessoas atenciosas é a autoconfiança. Quem consegue entrar em contato com seus processos internos (pensamentos e emoções) adquire um grande senso de autoconhecimento.

Bons estrategistas de planejamento

É bem possível que pessoas atenciosas levem muito tempo para emitir uma resposta ou para traçar um plano estratégico. No entanto, as respostas que eles apresentam sempre serão sofisticadas e valiosas.

Essa personalidade combina engenhosidade e originalidade porque tem boas habilidades de planejamento. São meticulosos, pautados pela análise, pelo ensaio e pelo erro e por aquela dedicação em que nada é deixado ao acaso.

Foco nas prioridades

Qualquer um que não seja bom em se concentrar no que é importante se sentirá como um navio sem leme. A vida o derrubará aqui e ali, sua mente sempre vagará à deriva e você terá a sensação de que não tem controle sobre nada.

Agora, a reflexão nos dá direção e segurança. Quando sabemos quais são as prioridades em todos os momentos, podemos direcionar todos os nossos recursos e emoções para isso. Por sua vez, isso nos dá uma grande sensação de controle e satisfação.

O desenvolvimento de uma boa mentalidade reflexiva reverte diretamente para o nosso bem-estar diminuído o estresse. É chegar àquele cume de onde tudo faz mais sentido e melhores perspectivas … Só então decidimos melhor.

……………………………………………………………………………………..
*Fonte: seuamigoguru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.