Qual é a melhor posição para dormir?

Todos nós temos nossa posição favorita para dormir, mas você sabe qual é a melhor posição para dormir? Embora possa ser uma questão de preferência pessoal, a posição em que você dorme é a chave não apenas para a qualidade do descanso do seu corpo, mas também como você consegue manter uma coluna saudável.
Um estudo de 2017 do Better Sleep Council revelou que não apenas a posição que adotamos afeta a qualidade de nosso sono, mas algumas posições, como dormir de costas ou de lado, podem tornar as pessoas mais propensas a distúrbios relacionados ao sono, como o sonambulismo.

Este estudo também encontrou uma diferença marcante nas posições preferidas de sono em diferentes gerações. Os Millennials e a Geração X, por exemplo, eram mais propensos a dormir de bruços com os braços e pernas estendidos, enquanto os Baby Boomers optaram por dormir de lado.

Entretanto, pondo de lado as diferenças entre gerações ou preferências pessoais – qual é, cientificamente, a melhor posição para dormir?

A melhor posição para dormir é aquela que promove o alinhamento saudável da coluna vertebral. Enquanto algumas posições oferecem mais apoio do que outras, a escolha de um indivíduo será determinada por suas próprias circunstâncias. Talvez eles tenham uma condição médica que dite a maneira de dormir, ou talvez sua idade ou peso os impeça de dormir de uma determinada maneira?

Saiba melhor sobre cada posição abaixo.

Dormir de lado
De acordo com um estudo publicado na revista Nature and Science of Sleep em 2017, mais de 60% das pessoas optam por dormir de lado, tornando-a a posição mais comum para dormir.
Desde reduzir o risco de ronco até mesmo melhorar a saúde intestinal (o sistema digestivo do corpo funciona mais eficientemente quando não se está deitado de costas), é também a posição ideal para mulheres grávidas que ao dormir do lado esquerdo, com os joelhos ligeiramente dobrados, podem melhorar o fluxo sanguíneo para o feto e o útero. Também temos mais probabilidade de dormir de lado quanto mais velho formos.

Mas será esta a melhor posição para dormir? Há alguns inconvenientes. A dor no ombro pode se tornar um problema se você permanecer em uma posição por muito tempo enquanto o risco de rugas faciais também aumenta quanto mais tempo sua bochecha for pressionada em um lado. É importante, então, que você tenha um travesseiro que ajude o alinhamento do pescoço e da coluna e que mude de lado regularmente durante a noite, se as circunstâncias o permitirem.

Dormir de costas
Dormir de costas deixa o pescoço e as costas alinhados muito melhor do que você poderia experimentar com outras posições de sono e uma distribuição mais uniforme do peso do corpo, garantindo uma melhor circulação. Também é bom para aqueles que sofrem de congestão nasal (desde que você tenha um travesseiro adequado e pode até ajudar a reduzir a chance de desenvolver rugas, já que seu rosto não está enterrado em um travesseiro ou em um colchão.

Enquanto dormir de costas pode ser benéfico para aqueles com dores lombares ou problemas com o pescoço, não é recomendado para idosos ou para quem tem excesso de peso. Isso ocorre pois dormir de barriga para cima aumenta a frequência e a gravidade de eventos respiratórios.

Dormir de bruços
Dormir de barriga para baixo apresenta um maior risco de deixar você com um pescoço muito rígido quando você acordar. O mau alinhamento do pescoço ao dormir também pode levar a dores de cabeça durante a noite, arruinando ainda mais sua chance de uma boa noite de sono.

Entretanto, se você vai dormir de bruços, então é melhor fazê-lo sem travesseiro, pois pelo menos tornará seu corpo mais reto e, crucialmente, não forçará seu pescoço a um ângulo desconfortável que inevitavelmente levará a dores na manhã seguinte. Tente colocar um travesseiro sob sua pélvis para reduzir a pressão sobre sua coluna vertebral e certifique-se de que seu colchão também esteja firme.

Dormir na posição fetal
Dormir na posição fetal apresenta muitos dos benefícios de dormir de lado, tais como a redução da probabilidade e agravamento do ronco e apneia obstrutiva do sono. Isto é demonstrado em um estudo do European Journal of Heart Failure. Além disso, a posição pode até ajudar a diminuir as chances de azia e outros problemas gastrointestinais.

Entretanto, o fato de que os joelhos são levantados até o peito significa que a curvatura da coluna vertebral é exagerada, levando a uma tensão adicional nas costas. Ao curvar-se, você também estará restringindo o diafragma e os pulmões, tornando sua respiração potencialmente mais difícil.

*Por Jamille Rabelo
………………………………………………………………………
*Fonte: socientifica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.