15 Plantas que mantêm insetos e mosquitos longe de maneira natural

Esqueça dos repelentes tóxicos, capazes de colocar sua família em perigo. Nós descobrimos que certas plantas e flores não apenas limpam o ar e nos ajudam a adormecer, mas também podem manter besouros e mosquitos longe da sua casa. Algumas delas possuem aromas intensos, enquanto outras contam com elementos químicos só percebidos pelos insetos. Em comum, elas têm ainda o fato de serem bonitas, decorando o lar enquanto garantem benefícios extras.

O Incrível.club pesquisou sobre as plantas que podem ser usadas como repelentes naturais para que você pense em qual delas ficaria melhor na sua casa. Confira!

1. Crisântemo
O crisântemo não apenas dá belas flores, mas também funciona como repelente contra insetos. Essa planta produz uma substância chamada piretrina, que não faz sucesso entre aquelas criaturas. Você pode plantar crisântemo perto de outras plantas como forma de controlar as pragas ou colher algumas das flores, adicionar água quente e aplicar a mistura em roupas ou outras superfícies para afastar os mosquitos.

2. Hortelã-verde
A hortelã-verde é muito usada na culinária, mas essa planta é capaz de fazer maravilhas também quando o assunto é deter formigas interessadas em entrar na sua casa. Basta borrifar um pouco de hortelã-verde onde houver a presença de formigas e ver como elas vão embora. O intenso cheiro da planta afasta diversos insetos indesejados. Óleo de hortelã-pimenta também funciona.

3. Lavanda
A lavanda é rica em um componente chamado linalol, conhecido inseticida contra pulgas, moscas e baratas. Você pode pegar um punhado de folhas de lavanda, colocá-las junto com água em um frasco com spray e borrifar na pele ou sobre os móveis.

4. Erva-gateira (Catnip)
Se por um lado os gatos adoram a planta, mosquitos a odeiam. A erva-gateira, vendida em pet shops com o nome de catnip, exala nepetalactona, que tem intenso poder repelente. É só deixar a planta no jardim ou dentro de casa para comprovar seus efeitos.

5. Monarda
A monarda, conhecida também como erva-bergamota, atrai beija-flores e abelhas, mas sua raiz tem considerável papel como pesticida. Ela contém timol, capaz de afastar as pestes que atuam no subterrâneo.

6. Sálvia
A sálvia possui um componente natural chamado cariofileno, que atua repelindo mosquitos e besouros. Esse elemento é mais ativado no calor, então uma alternativa é jogar alguns galhos na planta no fogo e assistir às criaturas indesejadas dando adeus.

7. Alecrim
Seja para cozinhar ou decorar, ter um pé de alecrim em casa é sempre uma boa ideia. E como se fosse pouco, as flores dessa planta ainda deixarão seu caminho livre de mosquitos. É só adicionar uma xícara de alecrim seco a um quarto de xícara de água, deixar ferver, esperar esfriar e colocar a mistura em um frasco com spray. Você pode aplicar diretamente na pele ou nos seus pets.

8. Erva-cidreira
O aroma agradável da erva-cidreira se deve à citronela — substância cujo cheiro os besouros detestam. Esmague as folhas para potencializar o odor, depois aplique sobre a pele para afastar mosquitos e outros insetos.

9. Borragem
Se você possuir tomate ou repolho em sua horta, saiba que a borragem tem tudo para se tornar sua melhor amiga. É uma ótima ideia deixá-la próxima de plantas comestíveis, pois a borragem afasta insetos prejudiciais e vermes.

10. Manjericão
O aroma do manjericão é intenso a ponto de nos fazer salivar e de afastar besouros ao mesmo tempo. Suas folhas possuem quatro elementos repelentes, e tudo que você precisa fazer é esfregá-las para liberar o cheiro característico. Coloque um pouco de manjericão nos parapeitos das janelas para evitar a entrada de mosquitos em sua casa.

11. Tagetes
Assim como o crisântemo, a tagetes também é rica em piretrina, podendo ser usada com fins repelentes. Misture um punhado de tagetes na água e deixe descansar por dois dias em um local escuro e ventilado, agitando periodicamente o frasco. Depois disso, use um pano de prato para coar e retirar todo o líquido. Coloque o líquido em um recipiente com spray, e ele estará pronto para o uso.

12. Orégano
A maioria das pessoas tem na cozinha orégano seco para usar na comida. Mas ter um pé da planta também é uma ótima ideia, já que os insetos não gostam do aroma do óleo do orégano. Esmague quatro ou cinco xícaras de folhas dessa planta para liberar todo o sumo. Depois, coloque a mistura em um frasco com água, deixe-o em um local ensolarado e espere descansar por uma noite. Adicione detergente líquido à mistura, coe e coloque-a em um recipiente com spray.

13. Absinto
Se você tem cachorros ou gatos em casa, o absinto é uma ótima escolha. Essa planta é conhecida por controlar naturalmente a presença das pulgas. Uma infusão de absinto pode ser aplicada diretamente nos bichos de estimação e nos móveis. Só tenha o cuidado de não exagerar no uso, pois o aroma pode ser forte demais para os animais.

14. Atanásia
Com flores amarelas e brilhantes, a atanásia é famosa por ser um repelente contra moscas. Você pode esfregar as folhas na pele ou agitá-las no ar dentro de casa. Será liberado um aroma que impedirá as moscas de entrarem em seu lar.

15. Agerato
O agerato, ou celestina, é muito usado em perfumes, sendo também altamente recomendável como repelente contra mosquitos. Essa planta conta com uma substância chamada cumarina, e pode ser mantida no jardim ou em vasos para afastar os insetos.

………………………………………………………………………………..
*Fonte: incrivelclub

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.