Ontem completou 30 anos do lançamento desse magnífico álbum de rock – “The Southern Harmony and Musical Companion” – The Black Crowes. Foi o segundo disco da banda e gerou simplesmente 4 músicas de primeiro lugar consecutivos de um único álbum nas paradas dos EUA, só para deixar a dica. Uma aula de como se faz um disco de rock’n roll. Claro que eles fizeram bem direitinho o tema de casa (The Rolling Stones + The Faces + blues e pitadas soul music …).
*Nem sei se a essa altura do championship eu aqui preciso mais mencionar de que se trata de um dos melhores e mais importantes álbuns de rock na minha vida. Sim, seria com certeza um dos 10 que levaria para uma ilha deserta (lembram dessa brincadeira?). De alguma forma me influenciou e mudou minha percepção naquela época. Sim, alguns álbuns podem fazer isso. E olha que da minha coleção de vinil e CDs, poucos foram os álbuns que me fizeram ficar assim de verdade tão fissurado. E nem vou entrar aqui nos inúmeros detalhes e porquês de eu achar esse álbum simplesmente sensacional, poderia ficar falando por horas sobre os timbres de guitarra, o groove, batidas, as sacadas de arranjos, letras, o estilo da banda, da chalaça, dos riffs marcantes e o feeling da coisa toda, mas deixa prá lá. Cada um que tire as suas próprias conclusões.
Então só posso agradecer por esse excelente álbum de rock’n roll, há 30 anos trás ter chegado em minhas mãos. Thanks God – Peace and Love!
*Escute aqui o álbum todo: