Dia dos namorados: qual a diferença entre o amor e a paixão? A ciência explica!

Entre as pessoas que vão comemorar o Dia dos Namorados neste domingo (12), há dois grupos distintos: aqueles que estão apaixonados e aqueles que estão amando. Paixões vêm e vão amores ficam, e outros clichês também permeiam a data. Mas, qual realmente é a diferença entre amor e paixão? Tudo é ciência!

Primeiro, é bom inverter a ordem. Já que a paixão vem no começo. Tudo é uma resposta química do corpo humano, trabalhando com hormônios e neurotransmissores. Ao conhecer alguém novo e interessante, a adrenalina é liberada. Junto, o hormônio traz tensão, ansiedade, aquele coração acelerado e as mãos suadas.

A explicação científica destaca que, diante de algo novo, a cabeça interpreta como perigo, ressaltando a necessidade de estar vigilante. Em seguida, chega a dopamina, relacionada ao prazer. Assim, sempre que aquela novidade envolve conversas e companhias agradáveis, ou mesmo a atração física, o neurotransmissor relacionado à recompensa age.

Quando há falta da dopamina, o corpo sente a necessidade de retomar o prazer e busca novamente aquela pessoa para saciá-lo. A paixão envolve emoções inesperadas e repentinas, pegando quem sente de surpresa.

Depois, vem o amor. O sentimento conta com três pilares, de acordo com o psiquiatra Alisson Marques Teixeira, especialista em estudo do comportamento e da afetividade. A paixão não é excluída, sendo um dos pontos, junto à intimidade e a vontade de permanecer com aquela pessoa.

Para o amor acontecer, porém, é preciso de as pessoas envolvidas estejam comprometidas com o sentimento. Sustentar o amor requer reviver os lugares vividos na paixão. É preciso companheirismo e admiração pelo parceiro. Algo construído.

Além de tudo que envolve as reações no corpo humano, o amor também é um fenômeno social. Ele tem diferentes formas, sendo o pragmático, que envolve afeto, o altruísta, relacionado a questões morais e sociais, e o passional, que tem a paixão e o sexo envolvidos.

*Por Karol Albuquerque
……………………………………………………
*Fonte: olhardigital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.