Os 10 maiores rios do mundo em extensão

Rios são corpos d’água em movimento, que fornecem alimento, segurança, transporte e acesso a água. Várias civilizações humanas cresceram às margens de rios, como a Suméria e o Egito, há milhares de anos.

Os rios são extremamente importantes para os humanos, e quão maior ele for, mais pessoas ele pode sustentar. Aqui, analisamos os 10 maiores rios do mundo. Os maiores rios do mundo são mais longos que 3.000 km, e todos os que estão nessa lista são importantes para as terras ao seu redor.

Os 10 maiores rios do mundo
Rio Nilo (6661 km)
Rio Amazonas (6398 km)
Rio Yangtzé (6303 km)
Rio Mississippi (6279 km)
Rio Ienissei (5544 km)
Rio Amarelo (5463 km)
Rio Ob (5413 km)
Rio da Prata (4876 km)
Rio Congo (4700 km)
Rio Amur (4446 km)

10. Rio Amur
O Rio Amur flui pela China e pela Rússia. Seu nome deriva de um termo que significa “grande rio”. Esse reio é uma fronteira natural entre a Rússia e a China, e há nomes para ele nos idiomas chinês, russo e mongol.

9. Rio Congo
Esse rio se localiza na República Democrática do Congo, e era conhecido antes como Rio Zaire. Além de ser um dos maiores rios do mundo, é também o mais profundo, com algumas regiões onde a luz não consegue alcançar.
8. Rio da Prata
O Rio da Prata é um dos poucos que tem um alto nível de salinidade na água. Foi importante durante o período colonial, servindo como um local de comércio. Além disso, foi palco de algumas batalhas navais, como a Batalha do Rio da Prata em 1939, uma parte da Segunda Guerra Mundial.

7. Rio Ob
O Rio Ob é um importante curso d’água da Sibéria, na Rússia. Atualmente, o rio é usado para hidroeletricidade, agricultura e como água potável na cidade de Novosibirsk, a maior cidade da Sibéria e a terceira maior da Rússia. Seu comprimento é debatido, ele pode ser o 6º ou 7º maior do mundo, a depender da fonte.

6. Rio Amarelo
rio amarelo
O Rio Amarelo corre pela China, e é considerado como um dos locais mais importantes da história chinesa. Afinal, os centros de agricultura e as cidades que se desenvolveram às margens desse rio ajudaram a impulsionar a China a uma era de prosperidade desde a era antiga. Hoje em dia, o rio ainda é importante como fonte hidrelétrica e agrícola.

5. Rio Ienissei
O Rio Ienissei é um rio russo que flui até o oceano ártico. Seu nome possivelmente vem de uma frase que significa “mãe-rio”. O rio foi lar de tribos nômades no passado, e possui um dos maiores assentamentos em suas margens hoje em dia.

4. Rio Mississippi
Esse rio desempenhou um papel importante durante a Guerra Civil na hitória dos Estados Unidos, e ainda é importante hoje em dia.

3. Rio Yangtzé
O Rio Yangtzé é um longo curso d’água que recebeu diversos nomes, em diversos pontos à medida que fluía através do Tibete e da China. O rio é lar de muitas plantas e animais únicos, e serviu como base de comércio. Hoje em dia, ajuda o país como uma importante fonte de energia hidroelétrica. O rio conecta muitas cidades, e é o mais longo de toda a Ásia.

2. Rio Amazonas
O Rio Amazonas pode ser o primeiro ou o segundo dentre os maiores rios do mundo, a depender da fonte. O sistema por completo atravessa o Peru, a Colômbia e o Brasil. O rio sustenta uma das áreas de maior biodiversidade em todo mundo. Além disso, ele abastece tanto tribos indígenas como regiões urbanas.

1. Rio Nilo
O sistema do qual o rio Nilo faz parte se alonga por mais de 6000 km, fluindo do sul ao norte antes de alcançar o Mar Mediterrâneo. Sua importância é inestimável, pois ele foi fundamental no desenvolvimento da antiga civilização egípcia. O rio serviu como fonte de comércio e desenvolvimento por milhares de anos, e ainda ajuda a fornecer água e energia hidroelétrica a cidadãos de diferentes nações.

*Por Dominic Albuquerque
…………………………………………………………….
*Fonte: socientifica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.