“Bateria de areia”? Solução é mais barata e pode armazenar energia por meses

Quando você pensa em soluções de energia, pode não imaginar 100 toneladas de areia de construção empilhadas dentro de um enorme silo.

Entretanto, a startup finlandesa Polar Night Energy descobriu que a areia pode, sim, ser o ingrediente secreto para o armazenamento energético.

Como a “bateria de areia” funciona?
Primeiro, um container de aço de 4×7 metros é preenchido com centenas de toneladas de areia que, sem seguida, é aquecida com energia eólica ou solar e armazenada por meses. É, efetivamente, uma bateria de areia gigante.

Embora a energia eólica e solar sejam extremamente úteis, elas oferecem apenas energia intermitente. Ou seja, não pode ser armazenada em sua forma original e, por isso, só é transformada em eletricidade enquanto o recurso estiver disponível no sistema de geração.

Por outro lado, a areia é durável e barata e pode armazenar muito calor sem dissipação a uma temperatura de cerca de 500 a 600 graus Celsius. Isso significa que, uma vez aquecido, o silo pode permanecer quente por meses com intervenção mínima.

Especificamente, o sistema pode descarregar um máximo de 100kW de energia térmica e tem uma capacidade total de energia de 8MWh.

A bateria de areia da empresa está atualmente atendendo o distrito de Kankaanpää, na Finlândia, mantendo casas, escritórios, fábricas e a piscina pública local aquecidos.

Como nasceu a “bateria de areia”?
A Polar Night Energy foi fundada em 2016 por dois jovens especialistas ​​em energia térmica. A ideia, que nasceu no ambiente universitário, começou a ser aplicada no mundo real quando a dupla firmou uma parceria com o fornecedor de energia Vatajankoski.Além disso, a startup ganhou apoio do governo local. O país enfrenta a falta de combustível devido ao aumento dos preços do gás. A Rússia cortou o fornecimento de gás à Finlândia por se recusar a pagar em rublos. Não é uma boa notícia para a Finlândia, um país que experimenta invernos longos e frios.

Mas, por meio da parceria de sucesso, a Polar Night Energy representa um ótimo exemplo de como a criatividade pode resolver problemas ambientais e sociais complexos.

*Por Jennifer Cardoso
……………………………………………………………
*Fonte: olhardigital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.