Música antiga tornou-se oficialmente mais popular do que música nova, revela estudo

Relatório da Luminate aponta queda na popularidade de obras contemporâneas na comparação com títulos de catálogo

Música nova está perdendo sua popularidade nos Estados Unidos, segundo um relatório da Luminate, empresa de monitoria de mercado que abastece dados para a Billboard, publicado na Music Business Worldwide.

O levantamento aponta que o consumo geral de música considerada atual – ou seja, lançada nos últimos 18 meses anteriores à sua compra ou consumo em streaming – diminuiu numa porcentagem de 1,4% comparado a 2021.

Essa queda vai contra a tendência de mercado para o consumo de música em geral, que cresceu 9,3% relacionada ao mesmo período do ano passado. Nas contas da Luminate, isso significa um aumento de 14% na popularidade de títulos de catálogo, que corresponde a músicas lançadas mais de 18 meses antes de serem compradas ou consumidas em streaming.

Músicas novas cada vez menos populares
A popularidade de música nova segue um padrão de queda desde o ano passado. O estudo feito pela Luminate em 2021 apontava uma redução de 3,7% nos números de consumo comparados a 2020.

Existem muitas razões que podem explicar essa redução na popularidade, desde a pandemia reduzindo oportunidades de promover novos artistas e inviabilizando turnês, quanto a falta de álbuns com apelo abrangente dominando a cultura mainstream.

Enquanto isso, artistas mais estabelecidos tem visto uma ressurreição em sua popularidade graças ao uso de suas canções em filmes e séries, como foi o caso de Kate Bush e Metallica em “Stranger Things”.

Por mais que o relatório da Luminate seja preocupante, existe a esperança dessa redução na popularidade de música nova ser apenas uma consequência temporária da pandemia. Tomara.

por Pedro Hollanda
…………………………………………………………….
*Fonte: igormiranda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.