Mapa do Vinil: 18 indicações de sebos para garimpar LPs

As histórias da música estão nos sebos de LPs. Além das faixas dos lados A e B, cada disco de vinil carrega uma série de informações a respeito do contexto cultural no qual foi produzido. Alguns acervos, portanto, são verdadeiros arquivos documentais, separados por gênero, em ordem alfabética, disponíveis para a consulta rápida e certeira. Dar uma volta pelas lojas de vinil em sua cidade pode ser uma verdadeira aula sobre a história da música.

Para que você saiba onde começar a garimpar bolachas para a sua coleção, separamos alguns pontos conhecidos em cada região do Brasil e montamos um mapa. Em nossa busca, optamos por sebos especializados em discos de vinil porque essas lojas costumam ter acervos construídos de forma mais cuidadosa do que as lojas não especializadas (entretanto, você também pode encontrar ótimos discos nessas lojas)

Mas é importante ressaltar: nossas escolhas foram feitas através de conversas com fontes amigas, em alguns estados, e de muita pesquisa online. Com certeza existem outros sebos excelentes em cada cidade que apontamos (e nas que não apontamos também). Cabe a você procurá-los – nós estamos apenas dando um empurrãozinho.

Vale a pena conversar com seus amigos colecionadores para pedir indicações e usar um dia livre para vasculhar as prateleiras de mais de um sebo, sempre na busca de raridades.

Se você está dando os primeiros passos no mundo do vinil e quer garimpar pela primeira vez, recomendamos que, antes de botar a mão na massa, leia nosso texto sobre como escolher os melhores LPs usados. E se você estiver na dúvida sobre qual título procurar, pode ser legal começar por algum da coleção História da MPB, por exemplo, sobre a qual já falamos aqui no site. Ou, quem sabe, ficar sujeito às aleatoriedades surpreendentes que as prateleiras dos sebos podem proporcionar para você.

Ainda não começou sua coleção de LPs? A melhor maneira é assinando o NOIZE Record Club. Receba em casa todos os nossos kits exclusivos, com discos de vinil e revistas.

Agora, confira o nosso mapa de sebos de discos de vinil nas capitais do Brasil, separadas por região:

MAPA:  https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1Xl2ISoUReaZ60ZvTUwwFuO0MLgG_QIU&ll=-15.623812660909243%2C-51.070288363518216&z=4

CENTRO-OESTE

Brasília, DF – Dom Pedro Discos

Cuiabá, MT – Tchá por Discos

Goiânia, GO – Monstro Discos

NORDESTE

Salvador, BA – Bazar Musical

João Pessoa, PB – Música Urbana

Fortaleza, CE – Botija Discos

Recife, PE – Passa Disco

Teresina, PI – Disco Barato

NORTE

Manaus, AM – Sebo Art Vinil

Belém do Pará, PA – Discos ao Léo

Macapá, AP – Lado B Discos

SUDESTE

São Paulo, SP – Galeria Nova Barão (espaço com mais de um sebo)

Rio de Janeiro, RJ – Maraca Discos

Belo Horizonte, MG – Edifício Maletta (espaço com mais de um sebo)

Vitória, ES – Golias Discos

SUL

Porto Alegre, RS – Boca do Disco

Curitiba, PR – Savarin Music

Florianópolis, SC – Roots Records

*Por Erick Bonder
…………………………………………………………………..
*Fonte: noize

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.