7 tipos de descanso que você precisa dar ao seu organismo agora mesmo

Você, possivelmente, já acordou com cansaço, mesmo depois de uma longa noite de sono. Então, tirou um cochilo no primeiro momento possível… — e o cansaço permaneceu.

Afinal, ?

Como explica a Dra. Saundra Dalton-Smith, o descanso físico que obtemos dormindo é apenas um dos tipos necessários para nosso organismo. Há outros seis, que dizem respeito a variados aspectos das nossas vidas. Com uma rotina tão atarefada, é comum esquecer deles… Mas nós explicamos tudo sobre os sete tipos de descanso, a seguir.

1. Descanso físico
Começando pelo tipo que mais recebe nossa atenção, o descanso físico é alcançado em boas noites de sono — o que também depende da sua rotina e organização para a hora de dormir.

Além do sono, que é um descanso físico passivo, é possível obter esse relaxamento de forma ativa, com atividades que restauram as energias. Yoga, alongamento e massagem são alguns exemplos de atividades que também se enquadram como descanso físico.

2. Descanso mental
A falta desse tipo de descanso é uma das principais culpadas pelas noites mal-dormidas e pelos cansaços logo de manhã. É por causa dele que muitos de nós deitamos a cabeça no travesseiro e não conseguimos dormir, mesmo cansados.

Resolver a situação é mais simples do que muitos pensam: você não precisa pedir demissão, tirar férias ou esperar um feriado para alcançar o descanso mental. Breves pausas a cada duas ou três horas de trabalho já ajudam bastante.

Outro hábito que a Dra. Saundra indica é anotar, antes de dormir, os pensamentos que podem lhe fazer perder o sono. Assim, você os “coloca para fora” e fica mais fácil relaxar.

3. Descanso sensorial
Sabe aquela história de desligar o celular uma hora antes de ir dormir? Além da luz azul, que atrapalha a produção do hormônio do sono, isso tem tudo a ver com o descanso sensorial.

Isso por nossos sentidos serem estimulados o dia inteiro pelo brilho das telas, pelas luzes e barulhos da cidade, pelas músicas e conversas que escutamos, além de gostos e cheiros… O cérebro não repousa de verdade enquanto processa tudo isso.

Então, é importante evitar quaisquer estímulos na hora de ir para a cama, de modo que seu cérebro comece a desligar. Fechar os olhos ou ir para um local silencioso também pode ser uma maneira de obter descanso sensorial no meio do dia.

4. Descanso criativo
Esse é um outro tipo de repouso para a mente, mas diferente do descanso mental. Ele está relacionado a experiências que revigoram nossa criatividade e nossa capacidade de pensar.

O descanso criativo pode ser observando belezas naturais, prestando atenção em uma boa música ou visitando um museu. Ele é indispensável para pessoas que trabalham com a mente, como escritores e empreendedores. Até porque não dá para ficar trabalhando a semana inteira, só olhando para as paredes brancas do escritório, e esperar que novas ideias surjam.

5. Descanso emocional
Sabe aquela pessoa que parece guardar tudo dentro de si, carregando o peso do mundo nas costas? É alguém que precisa, urgente, desse descanso.

Uma das melhores formas de obtê-lo é tendo a oportunidade de expressar seus sentimentos, sem se obrigar a agradar os outros ou ter medo do que eles vão dizer. Conversar de maneira sincera com uma pessoa querida, por exemplo, ajuda a colocar as emoções para fora e relaxar.

6. Descanso social
Em contrapartida, ficar cercado de gente o tempo inteiro — ou cercado pelas pessoas erradas — pode ser tão cansativo quanto um dia inteiro de trabalho. Aí que entra o descanso social.

Ele é obtido naqueles momentos em que queremos ficar sozinhos e conseguimos aproveitar nossa própria companhia. Ou quando nos cercamos de pessoas que nos apoiam e estimulam sentimentos positivos. Ele também pode ser alcançado virtualmente, com uma boa conversa por vídeo.

7. Descanso espiritual
Para terminar, seu organismo também precisa de uma conexão além do físico e do mental — algo que traga uma sensação mais profunda de pertencimento e propósito. Isso é obtido, por algumas pessoas, com orações, mas também está relacionado a práticas como meditação ou atividades voluntárias.

Considerando que o sono é apenas um dos sete tipos de descanso, não é de se estranhar que muitas pessoas continuem exaustas, mesmo depois de uma noite inteira na cama. Então, quais desses tipos de descanso podem estar faltando na sua vida?

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*Fonte: equilibrioemvida

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