Estudo revela que roqueiros são pessoas mais “gentis” do que a média

Estudo mostra como os gêneros musicais podem dizer muito sobre a sua personalidade

Você sabia que o tipo de música que ouvimos pode influenciar em nossas personalidades?

Isso é o que um novo estudo realizado pela Very Well Mind (via Louder Sound) aponta depois de analisar respostas de 36 mil pessoas.

Os participantes avaliaram mais de 104 estilos musicais diferentes ao preencher questionários relacionados aos traços de personalidade do “Big 5”, que são divididos em cinco características básicas: extroversão, agradabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.

Após os participantes compartilharem informações sobre suas músicas favoritas, a pesquisa revela uma forte ligação entre a psique de uma pessoa e seus hábitos de escuta, mas aponta que outras diferenças individuais também influenciam nos resultados.

Roqueiros são mais gentis e fãs de Pop são mais extrovertidos

Os resultados mostraram que os fãs de Rock pesado, por exemplo, são pessoas “gentis”, revelando-se também “criativos” e “introvertidos”, mas com “baixa auto-estima”, apesar do gênero normalmente projetar imagens de “raiva, bravura e agressão”.

Já os ouvintes de Pop foram descritos como tendo “autoestima elevada” com personalidades “extrovertidas” e apresentam traços “honestos”, “convencionais” e “trabalhadores”. O estudo diz:

As pessoas podem fazer julgamentos precisos sobre os níveis de extroversão, criatividade e abertura da mente de um indivíduo depois de ouvir 10 de suas músicas favoritas.

A pesquisa ainda compartilha uma dica para aqueles que pretendem redefinir e mudar sua personalidade:

Na próxima vez que você estiver montando uma playlist para pegar a estrada ou treinar, considere como sua personalidade pode ser refletida em suas escolhas musicais.

Tente ouvir estilos de música que você normalmente não prefere; pesquisas sugerem que isso pode ter um impacto positivo duradouro no cérebro.

O estudo também revela traços de personalidades ligados a estilos musicais como Rap, Indie, música clássica e muito outros. Você pode ler o relatório completo por aqui.

*Por Lara Teixeira
…………………………………………………………………..
*Fonte: tenhomaisdiscosqueamigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.