Cientistas desvendam o mistério de como provamos o sabor amargo

O sabor amargo é inconfundível, mas que processos químicos o causam? Graças a novas pesquisas, sabemos agora como os receptores gustativos da nossa língua (papilas gustativas) são ativados em nível molecular, um avanço na ciência do paladar.

Liderado por uma equipe da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (UNC), o estudo se concentra em um receptor de sabor amargo chamado TAS2R14 e em seu papel em ajudar a identificar um dos cinco sabores diferentes que podemos sentir: doce, azedo, salgado, amargo e umami.

Baseia-se no que sabemos sobre o sentido do paladar e pode potencialmente levar a melhores tratamentos para condições de saúde nas quais o receptor TAS2R14 está implicado – incluindo obesidade, diabetes, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica.

“Os cientistas sabem muito pouco sobre a composição estrutural dos receptores dos sabores doce, amargo e umami”, diz o farmacologista Yoojoong Kim, da Faculdade de Medicina da UNC.

“Usando uma combinação de métodos bioquímicos e computacionais, conhecemos agora a estrutura do receptor de sabor amargo TAS2R14 e os mecanismos que inicializam a sensação de sabor amargo em nossas línguas”.

Esses métodos incluíam microscopia eletrônica criogênica, que permite imagens ultraprecisas da biologia estrutural 3D de moléculas em seu estado ativo, preservando-as rapidamente em temperaturas ultrafrias. Os cientistas podem então estudar a função de moléculas como proteínas e vírus, o que pode levar a tratamentos mais direcionados para condições nas quais a molécula desempenha um papel.

A equipe revelou que quando substâncias amargas (ou saborosas) atingem o TAS2R14, elas ficam presas no sítio alostérico. Esta região reguladora permite que as moléculas se liguem a uma proteína e influenciem a sua atividade funcional.

O mecanismo não foi descoberto antes. A conexão do saborizante com o sítio alostérico muda a forma do receptor, ativando sua proteína G acoplada e desencadeando uma reação em cadeia de sinalização mais adiante.

É assim que a mensagem é enviada para uma parte do cérebro chamada córtex gustativo, onde processamos e percebemos os sinais como o sabor amargo.

Outra nova descoberta é o envolvimento do colesterol, que se liga ao sítio ativo do TAS2R14 para ajudar a desencadear o processo de detecção do sabor amargo. Os ácidos biliares, que têm uma estrutura semelhante ao colesterol, já foram associados à ativação do TAS2R14.

“O colesterol residia em outro sítio de ligação chamado bolsa ortostérica no TAS2R14, enquanto o sabor amargo se liga ao sítio alostérico”, diz Kim.

“Através de simulações de dinâmica molecular, também descobrimos que o colesterol coloca o receptor em um estado semiativo, para que possa ser facilmente ativado pelo sabor amargo”.

Quanto à forma como as novas descobertas podem ser utilizadas, para além de uma melhor compreensão dos processos mais intrincados do corpo, pode parecer um salto entre provar algo amargo e chegar aos problemas de saúde que mencionamos anteriormente.

No entanto, estes receptores também são encontrados nas nossas vias respiratórias e desempenham um papel na regulação do apetite, enquanto o colesterol e os ácidos biliares ajudam a controlar o metabolismo – portanto, os tratamentos para quaisquer problemas relacionados podem se beneficiar do que os cientistas aprenderam aqui.

“No futuro, esta estrutura será fundamental para descobrir e projetar candidatos a medicamentos que possam regular diretamente as proteínas G através dos sítios alostéricos”, diz Kim.

……………………………………………………………………………….
*Fonte: universoracionalista

10 piores filmes de todos os tempos, segundo a crítica

Você sabe quais são os piores filmes de todos os tempos, segundo a crítica? Veja a lista e os principais defeitos de cada roteiro.

Você já viu algum dos piores filmes de todos os tempos? Pode não existir algum consenso, mas as notas e a crítica não mentem.

Anualmente, a indústria cinematográfica tenta se inovar, mas nem todas as produções acabam sendo um grande sucesso ou dignas de elogios.

Por isso, vale a pena conhecer alguns dos enredos e direções mais desastrosos, com base nas classificações do IMDb, o maior banco de dados de filmes online.

10 piores filmes de todos os tempos

1. “A Praia” (2000)
“A Praia” é considerado um dos piores filmes de Danny Boyle, e só chamou atenção por ter o protagonismo de Leonardo DiCaprio.

A história segue Richard em busca de um propósito, até que ele se envolve com um casal francês e um homem mais velho que menciona uma ilha secreta paradisíaca. Após a misteriosa morte do homem, eles partem em busca desse local.

2. “Até que os Parentes nos Separem” (2003)
‘Até que os Parentes nos Separem’ foi um fracasso de bilheteria nos Estados Unidos e não chegou aos cinemas brasileiros. Mesmo com Michael Douglas e Albert Brooks no elenco, o filme não decolou.

Jerry tem sua vida virada de cabeça para baixo quando se envolve com Steve, pai do futuro marido de sua filha, um agente secreto atrapalhado. Enquanto tenta esconder sua verdadeira identidade, Steve arrasta Jerry para suas confusões.

3. “Mulher-Gato” (2004)
Enquanto isso, temos “Mulher-Gato” entre os piores filmes de todos os tempos, com déficit no orçamento e críticas bem negativas.

Mesmo sendo estrelado por Halle Berry, a história não vingou. Após sofrer um acidente radioativo, ela consegue poderes de gato, e tenta combater o crime.

4. “A Reconquista” (2000)
Esse é um dos piores filmes de todos os tempos de ficção científica, mesmo com o John Travolta.

Em um futuro distópico, uma raça alienígena conquistou toda a Terra. No entanto, um herói rebelde quer mover uma revolta para tentar libertar o planeta desses invasores estranhos.

Apesar do roteiro popular, o filme não vingou em atuações, efeitos especiais e não prende a atenção.

5. “Eu Sei Quem me Matou” (2007)
“Eu Sei Quem Me Matou” foi um dos piores filmes de todos os tempos, conseguindo oito Framboesas de Ouro.

Após ser vítima de um sequestrador, Aubrey Fleming, interpretada por Lindsay Lohan, volta para a casa e finge ser uma personagem fictícia. Contudo, ela conta a todos o que aconteceu, mas enquanto finge ser outra pessoa.

Agora, todos acham que ela está enlouquecendo, e não sabem se acreditam nessa história.

6. “O Filho do Máscara” (2005)
Apesar do herói famoso, “O Filho do Máscara” foi uma decepção total, com Jamie Kennedy no lugar de Jim Carrey.

O filme segue Tim Avery, que, despreparado para ser pai, tem um filho com os aparentes poderes de Loki. Agora, ele precisa cuidar do bebê enquanto sua esposa viaja. No entanto, o foco sai do propósito, e os efeitos especiais são considerados ruins.

7. “Eu Sempre Vou Saber o que Vocês Fizeram no Verão Passado” (2006)
Para muitos, esse é um dos piores filmes de todos os tempos, longe de ser terror, com roteiro cheiro de furos e muitas críticas.

Após uma brincadeira de 4 de julho que deu errado, um amigo morreu, e todos prometem guardar segredo dessa tragédia. No entanto, começam a receber mensagens ameaçadoras no próximo feriado.

8. “Carnossauro” (1993)
O nome traz uma ideia do que esperar desse filme, um terror muito criticado e antigo.

O enredo conta a história de uma geneticista que deseja substituir a humanidade por dinossauros pré-históricos. Ela quer fazer isso soltando um vírus letal no ar. No entanto, um guarda noturno e uma ambientalista descobrem o plano.

Agora, eles precisam lutar para impedir essa mudança maluca, enquanto lutam com criaturas mal feitas de CGI.

9. “Inferno Selvagem” (1993)
Sandra Bullock estrelou esse desastre do cinema, considerado um dos piores filmes de todos os tempos.

Ela é a ativista ambiental Alyssa Rothman, que quer desvendar o assassinato de um renomado defensor do meio ambiente. Tudo se passa na Floresta Amazônica, com uma péssima representação do Brasil.

10. “Alone in the Dark: O Despertar do Mal” (2005)
Por fim, temos “Alone in the Dark”, que decepciona com um roteiro fraco e uma direção desastrosa.

Edward Carnby é um investigador particular especializado em eventos sobrenaturais. Após a misteriosa morte de um amigo, ele começa uma investigação pessoal para desvendar o mistério. Contudo, para muitos, os elementos foram mal trabalhados e não atraem o público.

por Mayara Marques
………………………………………………………………………..
*Fonte: fatosdesconhecidos