A Tele do Gilmour

Agora que o mestre David Gilmour vem aí para uma tour no Brasil me lembrei de uma coisa que sempre me marcou, a foto de capa (verso) do seu segundo álbum solo – About Face, de 1984. Comprei esse álbum em LP na época de seu lançamento (tenho até hoje, e…sim, estou ficando velho!), e sempre me chamava a atenção essa foto do David Gilmour com uma Telecaster sundburst toda arranhada e lascada em suas mãos (isso é porque o verniz da época dos primeiros anos dos instrumentos da Fender, depois de um tempo resseca e ficava quebradiço). Uma coisa muito comum em instrumentos vintage. Aliás, hoje está muito na moda esse tipo de acabamento “arrananhado” já de fábrica nas guitarras zero (acabamento relic), dando a impressão de um instrumento surrado, antigo, vintage com o aspecto de beeem usado.

Tá e daí, onde quer chegar ou o quer dizer com essa embromação toda!?

Acontece que naquela época isso ainda não era modinha e o David Gilmour tinha (deve ter até hoje, essa sua “relíquia”, que sim, muy provavelmente foi lascada no uso diário das lides do mundo da música de verdade. Enfim, para mim era uma bela foto de qualquer modo, tanto que me influenciou muito fortemente, levando em conta que até aquele momento eu achava feio qualquer guitarra modelo Telecaster. Até então preferia disparado a icônica Fender Stratocaster, vide Jimi Hendrix, Jeff Beck, Stevie Ray Vaughan, etc… Mas o dia em que vi esse álbum, essa foto tudo mudou. Hoje sou fisuradaço em Telecasters, indiferente a cor e modelos. Não sou guitarrista mas posso ter lá minhas paixões e portanto, da família Fender das seis cordas, a minha predileta.

Abaixo a tal imagem da capa do álbum e ao lado uma outra com maisres detalhes dessa sua guitarra.

*Recentemente David Gilmour andou tocando em um show comemorativo a guitarra Stratocaster Fender número #0001. E vamos combinar o seguinte, o som de David Gilmour me parece muito mais emblemático e característico de sua época na banda Pink Floyd, com ele usando um Stratocaster. Muito mais do que ele com uma Tele nos shows da banda.
Coisas da vida… Para mim, não muda nada…rsrsrs

Ah! Uma última coisa… o Keith Richards (Rolling Stones), também tem um excelente álbum solo –  Talk is Cheap – 1980, onde a foto da capa, no verso, também apareceu ele (suas mãos com o famosos anel e caveira num ds dedos e adivinhem…. uma Telecaster arranhada. Ahááááá!!!! DOis supermegathunder guitarristas para mim. Em tempo…. também tenho esse álbum em LP até hoje. Ganhei do presente de aniversário do amigo Vladimir.

Valeu!

guit_david_01