51 anos sem Jimi Hendrix nos palcos: Confira registros de seus dois últimos shows

Os últimos dias de vida de Jimi Hendrix foram marcados por pontas soltas. Uma delas diz respeito a sua própria morte; oficialmente divulgada em 18 de setembro de 1970, o óbito teve como causa mais precisa a asfixia em seu próprio vômito, decorrente da mistura entre álcool e soníferos. Entretanto, até hoje não se sabe ao certo se o episódio foi um infeliz acidente, um assassinato ou um suicídio. Há alguns anos, inclusive, detalhamos aqui no site algumas das principais teorias acerca da morte de um dos maiores – senão o maior – guitarrista de todos os tempos. A outra ponta solta é sobre o último show de Hendrix, mas a questão é menos um mistério e mais uma ambiguidade.

Seu derradeiro show solo aconteceu há exatos 51 anos, em 6 de setembro de 1970. Jimi foi uma das atrações do Peace and Love, festival que rolou na ilha de Fehmarn, na Alemanha. A apresentação, infelizmente, não aconteceu no melhor clima. O evento foi marcado pelo frio, um vendaval que forçou o adiamento do show de Hendrix pro dia seguinte, além de vaias quando ele finalmente subiu ao palco. Quando ele conseguiu acalmar os protestos, foi a vez de uma chuvarada começar a cair fazendo até mesmo com que ele levasse pequenos choques ao se aproximar do microfone. Ao sair do palco depois de tocar “Voodoo Child”, faixa de Electric Ladyland (1968), motoqueiros membros da famosa e temida gangue Hells Angels, que estavam na plateia, subiram no palco e iniciaram uma quebradeira. Um roteiro bem distante do paz e amor que inspirava o nome do festival. No YouTube, há alguns registros do evento, e, em alguns trechos, é possível ver Jimi Hendrix. Ano passado, quando tanto esse show quanto a morte de Hendrix completaram 5 décadas, uma homenagem a ele foi inaugurada no local onde o Peace and Love aconteceu. Na parte das entrevistas, só quem entende alemão vai se dar bem.

Trecho Hendrix a partir de 2:27.

Já a última pisada em um palco aconteceu ainda mais próximo da data de seu falecimento: no dia 16 de setembro. A ocasião foi a participação de Jimi no show do War, que na época era a recente nova banda de Eric Burdon pós-The Animals. Burdon o convidou para aparecer nas duas noites em que o War tocaria no Jazz Club, em Londres, mas Hendrix teria faltado a primeira data por ter usado muitas drogas. Porém, na noite do dia 16, a que o astro do rock compareceu, sua presença foi motivo para uma onda de aplausos, conforme relatou Burdon em sua autobiografia Don’t Let Me Be Misunderstood (2001). A apresentação completa da emblemática noite foi gravada por Bill Baker e pode ser escutada abaixo.


*Por Brenda Vidal

……………………………………………………………………………………………
*Fonte: noize

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.